O Projeto “Agenda 21- Macaé Itinerante” vai realizar, na associação dos moradores da Barra de Macaé, um curso de capacitação destinado para a Terceira Idade. A programação começa, nesta segunda-feira (3), às 18h30. Entre os objetivos estão: divulgar as problemáticas socioambientais na busca por soluções; conscientizar as pessoas sobre sua atuação no Planeta e, principalmente, conscientizar as lideranças comunitárias macaenses sobre o seu papel e a suas responsabilidades; mobilizar através de capacitação continuada, palestras, apresentações para mudança de posturas, entre outras.
De acordo com informações do coordenador da Agenda 21, Cícero França, essas programações são importantes, principalmente entre os idosos que são multiplicadores de informações dentro de suas famílias, bem como na sociedade.
- Estamos realizando esse projeto inicialmente nas associações de moradores, no entanto, a nossa intenção é que ele seja realizado em todos os segmentos da sociedade, como igrejas, empresas, enfim, onde a nossa contribuição for solicitada, nós estaremos à disposição para atender e contribuir, ressalta o coordenador.
A responsável pelo Projeto “Agenda 21- Macaé Itinerante, Márcia Maria Conceição, conta que o objetivo também é ouvir e debater as necessidades de cada bairro as emergências e encaminhando-as aos órgãos responsáveis por meio de projetos. Ela explica que o projeto trabalhará as necessidades já identificadas pelo Plano Diretor para o Terceiro Setor, promovendo capacitações aos representantes das associações de moradores e líderes comunitários e com foco de discutir problemas atuais e suas respectivas comunidades, para que os próprios moradores possam propor políticas públicas.
- As ações formatadas com o apoio das comunidades serão encaminhadas aos órgãos competentes; seja Poder Público ou instituições privadas e, posteriormente, ajudarão na divulgação de informações que sejam pertinentes como cursos, capacitações profissionais, informações gerais, além de palestras, explica.
A capacitação está prevista para terminar no sábado (8) e abordará os temas: “apresentação da história da Bariloche”, “acidente no lar e percepção de risco”, “A importância da alimentação na terceira idade”, “Violência Doméstica” e caminhada ecológica no Parque Atalaia.