O Projeto “Agenda 21- Macaé Itinerante” realizará um curso de capacitação destinado para a Terceira Idade, de 3 a 8 de outubro, na Associação de Moradores da Barra de Macaé. O curso tem como objetivos divulgar entre as pessoas as problemáticas socioambientais na busca por soluções; conscientizar as pessoas sobre sua atuação no planeta e, principalmente, conscientizar as lideranças comunidades macaenses sobre o seu papel e a suas responsabilidades; mobilizar através de capacitação continuada, palestras, apresentações para mudança de posturas, entre outros.
De acordo com informações da responsável pelo projeto, Márcia Maria Conceição, a capacitação tem ainda como objetivo ouvir e debater as necessidades de cada bairro as emergências e encaminhando-as aos órgãos responsáveis através de projetos. “A intenção também é propor políticas públicas para melhoria da comunidade em conjunto com a Câmara de Gestão Integrada, Coordenadoria do Plano Diretor e do Programa Macaé Cidadão, acrescentou.
Ela explica ainda que o Projeto “Agenda 21- Macaé Itinerante” trabalhará as necessidades já identificadas pelo Plano Diretor para o Terceiro Setor, promovendo capacitações aos representantes das associações de moradores e líderes comunitários e com foco discutir problemas atuais e suas respectivas comunidades, para que os moradores possam propor políticas públicas.
- As ações formatadas com o apoio das comunidades serão encaminhadas para os órgãos competentes; seja poder público ou instituições privadas que, posteriormente, ajudarão na divulgação de informações que sejam pertinentes como cursos, capacitações profissionais, informações gerais, além de palestras, informa.
A coordenadora da Agenda 21, Alba Corral, diz que a realização dessa capacitação é muito importante para as comunidades, pois somente através dessas iniciativas é que se pode alcançar uma melhor qualidade de vida. “Nós queremos possibilitar a essas pessoas que acreditem em si mesmas e sejam atuantes, enfatiza.
A capacitação, prevista para terminar no dia 8, abordará os temas: “Apresentação da História da Bariloche”, “Acidente no Lar e Percepção de Risco” e caminhada ecológica no Parque Atalaia.