logo

Agentes do CCZ participam de capacitação

01/03/2018 17:14:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Principal objetivo é prevenir a ocorrência de febre amarela em humanos

Nesta quinta-feira (1°), agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participaram da capacitação para o Monitoramento de Epizootias em Primatas Não Humanos. A palestra, ministrada no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), oficializou mais uma parceria da Secretaria de Saúde com o Nupem. O principal objetivo é prevenir a ocorrência de febre amarela em humanos, por meio da investigação das epizoopatias suspeitas em primatas não humanos (macacos).

"É importante essa capacitação para que todo procedimento, após o animal ser encontrado, seja feito com segurança. E, principalmente, para seguir o fluxograma de controle e, assim, gerar dados para embasar nossas ações no controle ao vetor" afirmou o Coordenador Geral do CCZ, Flávio Paschoal.

A epizootia é um conceito utilizado na saúde pública veterinária para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte.

A capacitação foi dividia em dois turnos: teórica, pela manhã e prática, à tarde. Neste período, os agentes puderam colocar em prática a coleta, a notificação e também conheceram a coleção de mamíferos do Nupem. As palestras foram ministradas pela primatóloga e professora no Nupem, Malinda Henry; a agente de endemias e mestranda em Vigilância e Controle de Vetores pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Claulimara Moreira e o zoólogo e professor Pablo Gonçalves.

"Uma equipe capacitada torna o trabalho mais eficiente, e consequentemente nos ajuda a prevenir casos da doença em humanos", afirmou Claulimara Moreira.


Fotos Relacionadas