Foto: Divulgação
Confira as unidades de saúde que terão programação
As atividades pelo “Agosto Dourado”, campanha dedicada à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, estão em sua última semana. Em Macaé, a Secretaria de Saúde preparou uma programação voltada para profissionais e usuários.
Nesta terça-feira (26), profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro e da Bicuda Grande, realizaram atividades com temáticas importantes mostrando os desafios do puerpério com atividade educativa em sala de espera e consulta com psicóloga para apoio emocional.
Já na quarta (27), na unidade mista da Malvinas será realizada palestra e com o tema “Alimentação da lactante e produção de leite” e uma roda de conversa com lanche coletivo para encerramento das atividades.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Horizonte, fará no dia 29, a palestra “Aleitamento materno e desenvolvimento do bebê”, com a pediatra Natália Dutra, que abordará sobre a importância do leite materno na imunidade e no crescimento, aleitamento materno exclusivo até os seis meses, mitos e verdades, colo lidar com a dificuldades comuns como gases, cólicas, ganho de peso, introdução alimentar, entre outros.
A secretária Executiva da Atenção Básica, Simone Sales ressalta que toda programação do “Agosto Dourado” foi pensada para possibilitar mais conhecimento às gestantes e familiares.
Nesta perspectiva do “Agosto Dourado”, a Secretaria de Saúde por meio da Gerência de Alimentação e Nutrição, reforça algumas ações para o sucesso do aleitamento materno.
Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno:
1.Ter uma norma escrita sobre a promoção do aleitamento materno para toda a equipe da unidade de saúde.
2. Capacitar a equipe de saúde para implementar essa política.
3. Educar gestantes e mães sobre os benefícios do aleitamento materno, incentivando a prática até os 2 anos ou mais.
4. Apoiar gestantes e mães, ouvindo suas dúvidas e fortalecendo sua confiança.
5. Enfatizar a importância de iniciar a amamentação logo após o parto e promover o alojamento conjunto.
6. Ensinar como amamentar e manter a lactação mesmo se separadas de seus bebês.
7. Orientar sobre métodos de amamentação e outros compatíveis.
8. Promover o aleitamento sob livre demanda.
9. Alertar sobre os perigos das fórmulas infantis e proibir a propaganda e doações na unidade de saúde.
10. Estabelecer e manter grupos de apoio à amamentação abertos a gestantes, mães e familiares.