Foto: Arquivo Secom
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue até o final do mês com a programação especial alusiva ao “Agosto Dourado”, nas unidades da rede municipal de saúde. A iniciativa é dedicada à conscientização sobre a importância da amamentação para a saúde de mães e bebês.
Nesta quarta-feira (20), profissionais das unidades dos bairros Malvinas e Novo Horizonte, realizam atividades com temáticas importantes mostrando os desafios do puerpério.
Na unidade mista da Malvinas será realizada na parte da tarde a oficina “Pega correta e prevenção de fissuras mamilares”. São dúvidas frequentes de muitas gestantes e puérperas. A pega correta é fundamental para a eficiência da amamentação, garantindo que o bebê receba a quantidade de leite necessária e que a mãe não sinta dor. Quando a pega é inadequada, o bebê pode não conseguir extrair o leite de forma eficaz, o que pode levar à baixa produção de leite, baixo ganho de peso do bebê e fissuras nos mamilos.
Já a partir das 14h, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Novo Horizonte irá promover uma roda de conversa que irá abordar a “Saúde mental materna: cuidar de si para cuidar do bebê”. Segundo a enfermeira da unidade, Amanda Farias, este tipo de abordagem é um espaço de escuta entre mães, gestantes e profissionais.
Ainda nesta quarta, na unidade da Estratégia Saúde da Família do bairro Ajuda, será abordado o tema: “Celebração e discussão sobre a jornada da gestante”, com médicos e enfermeiros, a partir das 14h. Na oportunidade será feita a análise do cartão de vacina da gestante e do parceiro.
“Nesta roda de conversa vamos falar dos desafios emocionais do puerpério, como identificar sinais de exaustão, estresse ou até mesmo depressão pós-parto e a importância da rede de apoio neste momento”, pontuou.
A programação segue nas unidades, na quinta-feira (21), a unidade da Estratégia Saúde da Família da Bicuda Grande irá realizar orientações individuais para gestantes e puérperas. No dia 25, na UBS Barramares, as gestantes e puérperas terão uma tarde diferente, com roda de conversa, arte gestacional, massagem, oficina de rebozo (um tecido usado como manto, xale, carregador de bebê e nos movimentos do trabalho de parto) e roda de conversa.
“Ainda este mês iremos inaugurar mais uma Sala de Apoio à Amamentação, que funcionará na unidade mista do Bosque Azul”, frisou, acrescentando que este é um compromisso da gestão municipal em garantir estrutura física e emocional para as mamães.