Agosto Lilás: Grande Expediente é dedicado a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

16/08/2023 17:47:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Tiago Ferreira - Assessoria Câmara

A secretária Sheila Juvêncio e as coordenadores do Espaço Mulher Cidadã, Raquel Duarte, e do CEAM, Nathalia Mustafa participaram da sessão plenária

A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, e as coordenadores do Espaço Mulher Cidadã, Raquel Duarte, e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Nathalia Mustafa ocuparam o espaço do Grande Expediente na sessão plenária desta quarta-feira (16). Em pauta, o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.

Iniciando a explanação, a secretária Sheila Juvêncio agradeceu ao prefeito Welbert Rezende por entender a importância da pasta e reforçou as ações implementadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres ao longo de 2023.


“É um desafio mas, ao mesmo tempo, um prazer muito grande estar à frente desta pasta. Gostaria de destacar o trabalho que realizamos no Espaço Mulher Cidadã, coordenado pela Raquel Duarte, que atua para a autonomia econômica. Desde o começo deste ano, 600 mulheres foram impactadas diretamente através de cursos e palestras”, destacou.


Na sequência, a coordenadora do CEAM, Nathalia Mustafa, falou sobre o trabalho de prevenção à violência e apresentou estatísticas de atendimento. Em 2022, foram 2.354 mulheres referenciadas pelo CEAM e um total de 10 abrigamentos. Neste ano, já são 1.300 atendimentos e sete abrigamentos.

“Muitas pessoas perguntam se a violência contra a mulher aumentou. Eu costumo dizer que sempre existiu, mas, agora, elas têm mais coragem para procurar ajuda, e isso se reflete nos nossos números”, apontou Mustafa, lembrando que a Lei Maria da Penha, que completou 17 anos no último dia 7, é um dos principais marcos jurídicos no enfrentamento de casos de violência contra a mulher.

A coordenadora do CEAM destacou ainda o Auxílio Mulheres Livres, cujo primeiro lote de pagamento foi realizado no dia 20 de julho e contemplou 30 mulheres residentes no município de Macaé. “O papel da Câmara também tem sido fundamental. A lei do Auxílio Mulheres Livres, aprovada por unanimidade por esta Casa, é uma realidade que já beneficia muitas famílias”, completou.


Fotos Relacionadas