logo

Água Limpa: primeira fase na reta final

22/06/2011 10:38:59 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Kaná Manhães

Prefeitura inaugura em julho primeira etapa, que inclui urbanização do canal que corta a Rua Antônio Curvelo Benjamin

A prefeitura de Macaé está acertando os últimos detalhes para a inauguração da primeira fase do programa Água Limpa. Durante a programação de aniversário da cidade, será entregue a urbanização da avenida Prefeito Antônio Curvello Benjamin, no Visconde, que em maio recebeu a conclusão das obras do canal. Também serão entregues as obras de macrodrenagem da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), no Riviera, e de urbanização da elevatória da Télio Barreto, que inicia sua operação em setembro, com subestação de quatro bombas.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, as ações seguem as diretrizes do projeto Planejando Macaé. Segundo ele, o objetivo é aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais e, assim, acabar com os alagamentos nos bairros das áreas mais baixas da cidade, como Riviera, Sol y Mar, Miramar, Visconde e outros.

Responsável pelas obras, o gerente operacional do consórcio CPBO Zadar, Rogério Travassos, explicou que a urbanização da Curvello Benjamim, trecho Linha Vermelha/Evaldo Costa, consiste na pavimentação do canteiro central e calçadas, além de área de lazer. “A urbanização promoverá mais qualidade de vida para a população. A obra segue um projeto paisagístico, com arborização, jardinagem, iluminação”, ressaltou Rogério Travassos.

O gerente operacional da CBPO Zadar anunciou ainda uma nova frente de obras para agosto. Os serviços de macrodrenagem entrarão em nova fase: mais 350 metros no canal da Curvello Benjamim; 1.700 metros no canal da Linha Vermelha; 180 metros, divididos em três travessias, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), próximo ao Parque de Tubos. “As atividades do Programa Água Limpa começaram em 2008 e esperamos concluí-las em agosto de 2012”, acrescentou Rogério Travassos.

O escoamento das águas de chuva em Macaé acontecerá por meio de tubulações de seis metros de largura por dois metros de altura. Na Curvello Benjamin, por exemplo, onde ficava um tubo ármico de um metro de diâmetro agora está a galeria de águas pluviais de 1,7 mil metros de extensão.

Com a obra pronta, o escoamento da água pluvial vai aumentar nos bairros próximos em 12 vezes, passando de um para 12 metros quadrados de cessão. Já na avenida Evaldo Costa, no Riviera, são 1,5 mil metros lineares de galeria de águas pluviais. O local também será coberto e receberá projeto paisagístico. Na Linha Vermelha, os trechos onde existe vala a céu aberto serão fechados e outros, substituídos por galerias novas. Serão dois mil metros lineares de intervenções.

Água Limpa - O programa é de macrodrenagem do município com investimento total de R$ 277 milhões e prazo para conclusão de quatro anos. A prefeitura iniciou o Água Limpa em julho de 2008 e contemplará toda a cidade. A iniciativa foi projetada para acompanhar o crescimento de Macaé nos próximos 20 anos.

O saneamento básico vai ser ampliado e a coleta de esgoto das residências chegará a 100%. As obras do sistema de esgotamento sanitário incluem a implantação de cerca de 150 mil metros de rede de esgoto, 115 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 15 mil ligações domiciliares, além da construção de três interceptores e das novas Estações de Tratamento e Esgoto (ETEs).


Fotos Relacionadas