A partir de segunda feira (13), os moradores da Ajuda de Baixo terão a oportunidade de se inscrever, no próprio bairro, na oficina gratuita de informática básica, oferecida pela Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. A tenda da Lan House Itinerante, onde serão oferecidas as aulas, estará montada, a partir das 9h, na Praça 6, ao lado do posto médico. Além do curso, a população também poderá acessar gratuitamente a internet (nos horários em que não houver aulas), e participar da campanha de Doação de Livros, da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual o projeto faz parte, esse será o primeiro bairro a ser visitado após a tenda ter ficado dois meses no Centro da Cidade. “Em comemoração ao aniversário da cidade, montamos a tenda no Centro e fomos muito bem acolhidos pela população. Como sempre, as oficinas tiveram uma procura muito grande”, diz.
Após a Ajuda de Baixo, as tendas serão montadas no Novo Cavaleiro e Fronteira, respectivamente. “Até o final do ano, visitaremos mais seis bairros”, completou Vicente, lembrando que para fazer inscrições na oficina é preciso ter mais de 14 anos, e doar um livro literário (não didático). Menores de idade devem se inscrever acompanhados dos pais.
As aulas, que têm duração de duas horas, ensinam noções de Windows, Word, PowerPoint e Excell. Os certificados serão entregues ao final do ultimo módulo do curso. “O objetivo dessas aulas é ensinar as pessoas que ainda não têm familiaridade com esses programas o básico. Dessa forma, as pessoas podem aproveitar melhor os recursos de informática disponíveis”, explica Guto Garcia, Secretário de Ciência e Tecnologia.
Para disponibilizar o espaço da Lan House, a Secretaria de Ciência e Tecnologia contou com a parceria da Secretaria de Educação e o apoio do comércio local, entre eles Água Mineral Serra do Segredo, Mercearia e Padaria Ponto Final, Restaurante Jeito Carioca, Deposito de Bebidas Poli & Silva, Material de Construção Construterra, Sorveteria e Lanchonete Chega Mais, FarmAjuda Drogaria, Padaria e Mercearia Nova Opção, Top Vídeo Locadora e El Shadan Lanches.
O recebimento das doações de livros, além de acontecer nos eventos nas praças, continua nos postos localizados em todas as escolas da rede pública, na Cidade Universitária, no Semed, Cetep, no Jornal ‘O Debate’, Fábrica de Cidadania e Universidade Estácio de Sá. A recomendação é que se doem livros de literatura brasileira e estrangeira, para todas as idades, em língua portuguesa, novos ou em bom estado de conservação. As bibliotecas beneficiadas serão a Biblioteca Itinerante, as de associações de moradores e de instituições religiosas.