logo

Albatroz é devolvido à natureza

04/06/2012 17:04:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Divulgação

O albatroz foi solto no Arquipélago de Sant’anna

Um albatroz gigante, espécie rara de ave marinha, foi devolvida à natureza na última sexta-feira (1), pela Coordenadoria de Fauna Silvestre da Secretaria de Ambiente de Macaé. Após ser encontrada em alto mar, na quarta-feira (30), a ave foi trazida a Macaé por um navio rebocador, que a entregou na Guarda Ambiental. Em seguida, o animal foi encaminhado à Fazendinha Coqueiral, onde funciona a Coordenadoria de Fauna Silvestre. Com pouco mais de 1,60 cm e 3,9 kg, a espécie – cujo nome científico é diomedeidae – o albatroz foi solto no Arquipélago de Sant’anna.

De acordo com o veterinário e coordenador de fauna silvestre, Gleidson Madalena, a ave foi encontrada em boas condições de saúde.

- Não tivemos problemas na recuperação do albatroz. Era uma ave jovem e não tinha nenhum ferimento. Por isso realizamos a reintrodução ao ambiente rapidamente, contou.

O assessor especial da Secretaria de Ambiente, Vicente Klonowsk, explica que o albatroz gigante tem características semelhantes as dos seres humanos.

- Esta ave é muito especial. Vivem de 50 a 70 anos. Somente após os 11 anos de idade, eles entram em estado de postura, ou seja, podem procriar. Durante longos anos cuidam dos filhotes, assim como nós, até que sejam capazes de voar sozinhos, comparou.

A espécie é considerada rara porque vive nas ilhas oceânicas do Atlântico Sul e no alto inverno migra para a costa dos países tropicais, apenas para procriar. Ao menos uma vez por ano o albatroz gigante dá a volta ao mundo. Mas, atualmente, a sobrevivência da espécie é ameaçada, principalmente pela pesca não intencional e pela presença de objetos de plástico em alto-mar.


Fotos Relacionadas