Foto: Rui Porto Filho
Catan orienta sobre alimentação correta para evitar sintomas
As suas escolhas alimentares fazem a diferença quando o assunto é saúde, afinal, você realmente é o que você come. Portanto, uma má alimentação, pobre em nutrientes e ricas em gorduras nocivas, reflete tanto internamente, quanto externamente. O município de Macaé prossegue no combate à obesidade promovendo ações com esse foco, por meio Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), e também sintomas de TPM e menopausa.
No mês da mulher, a saúde feminina está em evidência. Responsável pelo Projeto Nutrição Itinerante, a nutricionista Lílian Scherrer, explica que é possível se livrar dos incômodos por meio de uma alimentação equilibrada e adequada.
- A alimentação é a base de qualquer tratamento de saúde. Os alimentos e seus nutrientes são importantes para os cuidados. Desde 2014, estamos na luta contra o consumo de alimentos ultraprocessados, que, segundo o guia alimentar para a população, do Ministério da Saúde, acaba sendo tudo que a gente come e vem embalado: suco, achocolatado e leite de caixinha, salgadinhos de pacote, sopas e temperos em pacote. A linha que defendemos e passamos para as pessoas é se alimentar de comida de verdade - explica.
Para combater os sintomas da TPM e menopausa, tão conhecidos entre as mulheres, a nutricionista aponta que é bom, também, aumentar o consumo de antioxidante, como vitamina C (laranja, kiwi, acerola, pocã), betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde escuras), vitamina E (nozes, castanhas, óleos vegetais), zinco (cereais integrais, carnes), selênio (castanha do Pará, peixes) e manganês (amêndoa e castanha).
- Cuidado com o excesso de sal na alimentação, tanto o sal de cozinha, quanto dos alimentos industrializados (frios, salsicha, linguiça, nuggets, sopa e macarrão instantâneo). É bom, também, sempre praticar uma atividade física, conforme orientação médica - observa.
Sintomas na TPM
Na TPM, para evitar sintomas como dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, vontade de comer doces, Lílian orienta que é preciso seguir algumas dicas:
- Comer sempre de três em três horas, para não aumentar o cortisol, hormônio do estresse;
- Beber chás diuréticos como hibiscos e cavalinha, moderadamente;
- Evitar frituras, massas, tortas, bolos, doces, salgadinhos, chips, refrigerantes, café, adoçantes, produtos diet e light, sopas instantâneas;
- Consumir mais vegetais verde escuros, sementes como girassol, de abóbora, chia e linhaça;
- Consumir frutas com canela para reduzir a vontade de comer doces;
- Consumir cacau em pó.
Sintomas na menopausa
Já na menopausa, a nutricionista explica que os ovários param de funcionar e deixam de produzir os hormônios progesterona e estrógeno. Com isso, chegam os sintomas: depressão, calor intenso, suor noturno, diminuição da lubrificação vaginal, irritabilidade, insônia e ansiedade. Algumas dicas são:
- Fracionar as refeições, evitar comer grandes volumes;
- Criar o hábito de colocar semente de linhaça e gergelim triturados na alimentação (sempre o mais próximo do horário de consumir, para preservar nutrientes);
- Evitar frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência, consumir alimentos ricos em cálcio, folhas verde escuras e sementes (abóbora e melancia);
Para evitar osteoporose, aumentar o consumo de água, consumir três porções de frutas e duas porções de vegetais por dia;
- Evitar bebida alcoólica, café e refrigerantes.
Veja aqui a lista dos locais com atendimento de nutrição em Macaé: