Alimentação e uso de medicamentos são temas do ‘Verão com Ciência’

14/12/2010 08:38:34 - Jornalista: Andréa Lisboa

Projeto oferece 35 atividades gratuitas e acontece de 7 a 25 de fevereiro

Diversas áreas serão atendidas pelos cursos de férias oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Prefeitura de Macaé através das Secretarias de Educação (Semed) e de Trabalho de Renda (Semtre) e do Ministério da Saúde, no "Verão com Ciência 2011". Além dos campos da educação, de petróleo e gás, da cultura e do meio-ambiente; as ciências da nutrição e dos medicamentos têm destaque, com atividades abertas a toda sociedade.

Quem tiver curiosidade para conhecer um pouco mais sobre o uso de medicamentos não deve perder o curso ‘Medicamento: o que você precisa saber’. Embora eles sejam formulados para prevenir, aliviar e curar enfermidades, podem produzir efeitos indesejáveis, caso seu uso seja inadequado. No Brasil, nos últimos anos, os medicamentos ocupam o primeiro lugar em número de casos registrados de intoxicação humana. O curso dispõe de setenta vagas. Ele acontecerá na Cidade Universitária, em 23 de fevereiro, das 8h às 18h.

Para os preocupados com uma alimentação saudável, o ‘Verão com Ciência’ tem algumas opções. Na oficina ‘Aproveitamento integral dos alimentos’, a intenção das coordenadoras do curso é apresentar para a população o consumo equilibrado de alimentos, de acordo com a IDR (quantidade de vitaminas, minerais e proteínas que deve ser consumida diariamente para atender as necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia).

Para conseguir esse consumo ideal sem aumento de gastos, partes de alimentos que normalmente são desprezadas podem ser utilizadas no preparo das refeições, como cascas, talos e folhas. Novas receitas de sucos, doces, geleias e farinhas serão ensinadas por professoras Mestres da UFRJ. O curso, que acontece na Incubadora de Cooperativas de Macaé, nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 8h às 12h, oferece vinte vagas.

Outro curso interessante nessa categoria é “Alimentos Diet & Light”. Além de aprender a distinguir uma categoria de produto da outra, os participantes vão adquirir noções de como aprontar alimentos light e diet comparados às preparações convencionais. Esse curso também será na Incubadora de Cooperativas, com vinte vagas. Ele acontece em 21 e 22 de fevereiro, das 8h às 12h.

O ‘Como usar a soja na sua alimentação’ é mais uma opção. A soja tem sido considerada como um dos mais importantes alimentos funcionais, não apenas por suas propriedades nutritivas, mas também pelos benefícios de prevenção e tratamento de algumas doenças. Ela é rica em proteínas, além de possuir antioxidantes, ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos (isoflavonas). Seu consumo reduz a incidência de alguns tipos de câncer, de doenças cardiovasculares, de diabetes e de arteriosclerose, assim como, no alívio da tensão pré-menstrual, dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose, entre outros. O curso na Incubadora, com vinte vagas, será nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 8h às 12h.

Quem se preocupa com a boa nutrição de seu filho desde a lactação não deve perder a oficina ‘Conversando sobre amamentação: dúvidas e curiosidade para homens e mulheres’, que será realizado na Incubadora nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 13h às 17h, com trinta vagas. Também o curso ‘Problemas mais comuns na amamentação: Como evitá-los?’ tem como objetivo garantir o sucesso do aleitamento materno. Essa oficina, com trinta vagas, acontece na Cidade Universitária, em 11 de fevereiro, das 13h às 18h.

A ‘Vida: introdução de alimentos adequados para um crescimento saudável, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do ‘PET Vigilância em Saúde’ trata da alimentação saudável ao longo da primeira infância, contemplando o aleitamento materno e a introdução oportuna da alimentação complementar. Os coordenadores alertam que a alimentação inadequada pode levar a desnutrição ou ao excesso de peso, gerando um aumento da suscetibilidade para doenças como diabetes, obesidade, doenças do coração e hipertensão na vida adulta. Esse curso também acontece na Cidade Universitária com trinta vagas. A aula será no dia 25 de fevereiro, das 9h às 17h. Mais opções como o curso ‘Cinema à mesa’ e ‘Nutrição para a melhor idade’ estão na programação do evento, disponível no site da Funemac (www.funema.edu.br).

Verão com Ciência

Este ano, o projeto que oferece 35 atividades gratuitas, será realizado de 07 a 25 de fevereiro, na Cidade Universitária, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental (Nupem/UFRJ), no Colégio Estadual Luiz Reid e na Incubadora de Cooperativas. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro pelo site www.ufrj.br/macae. O objetivo da iniciativa é compartilhar os resultados de estudos e de pesquisas desenvolvidos por docentes e alunos da instituição.