logo

Alunos da EJA participam de atividades culturais

06/05/2012 15:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com a proposta de aliar arte à educação, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está envolvendo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino em atividades culturais. A ação, que está sendo desenvolvida em parceria com o Teatro Sesi de Macaé envolve mensalmente três unidades municipais de ensino. E com esta programação cultural, os estudantes da EJA noturno e diurno estão tendo a oportunidade de conhecer novos ambientes e de assistir palestras, musicais e teatro.

O cronograma das peças promovidas pelo Sesi e que serão assistidas pelos estudantes está em fase final de elaboração e será divulgado em breve. A intenção, segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, é incentivar a participação dos estudantes em uma série de eventos culturais:

- O intuito da Secretaria de Educação com esta parceria é proporcionar a oportunidade para que estes alunos tenham acesso as mais diferentes manifestações artístico-culturais, já que a realidade sócio-econômica de muitos deles não permitiu que isso acontecesse. Inclusive é uma ação que contribui muito no processo ensino-aprendizagem – destaca.

A coordenadora da EJA da Secretaria de Educação, Margarida Silveira, concorda que a programação elaborada para os alunos irá contribuir com o processo de aprendizagem dos que vão participar do evento:

- Temos registros que a maior parte dos alunos da EJA apresenta um perfil de trabalhadores, que desejam recuperar os anos perdidos com relação aos estudos. A ida em apresentações de peças teatrais estão reforçando a descoberta de potencialidades e destacando esforço que estes estudantes fazem para frequentar as aulas e concluir os níveis de escolaridade - disse.

Na última quinta-feira (3), os alunos das unidades municipais Letícia Santos Carvalho e Eraldo Mussi assistiram ao espetáculo “Quiprocó”. A apresentação atraiu olhares atentos ao apresentar universo cultural brasileiro para criação de tipos genuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos entre os arquétipos e o gênero da Commedia Dell’Arte, gênero teatral italiano do século 16. O espetáculo contempla o espírito festivo, a criatividade dos contadores de causos e instinto de sobrevivência do povo brasileiro.

Entusiasmada, Margarida Silveira afirmou que a peça “Quiprocó” conseguiu retratar a importância do regionalismo: “Peças como estas podem ser associadas ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Desta forma, os professores e alunos da rede municipal de ensino contam com novos mecanismos e estratégias educacionais para inovar o contexto de ensino”, destaca a coordenadora da EJA.

A Educação de Jovens e Adultos de Macaé segue o princípio que a educação básica deve ser voltada para formação da cidadania, oferecendo um ensino de qualidade ministrado por professores que participam de cursos de formação continuada e estudos dirigidos com o objetivo de inserir novas práticas pedagógicas de incorporar as mudanças sociais e culturais no contexto educacional.