No fim da visita, elas deram uma lição em quem acha que educação patrimonial é coisa de adulto e mostraram que, junto com os primeiros passos, caminham a responsabilidade pela valorização dos espaços.
- Aprendi que não posso rabiscar a carteira da escola porque isso é sujeira e deixa tudo feio - disse a pequena Isabela Daudt, que tem somente três anos e meio, mas já começa a aprender que uma geração futura, forte nas relações em sociedade, começa a se formar desde cedo em casa e na escola. Ela e os coleguinhas de turma aprenderam as principais regras de cidadania e responsabilidade social, porque a forma utilizada para passar o conhecimento, com Cinema Cidadão, voltado ao tema do projeto “Proteger o patrimônio público é cuidar do que é de todos nós”, envolveu os pequenos alunos.
Passeando pelo prédio da Educação, eles chegaram à Sala de Leituras com contação de histórias, distribuição de lanches e material para colorir o lixo no lixo e outras questões que envolvem a preservação patrimonial.
O coordenador de Agentes Patrimoniais da Semed, que elaborou o projeto a pedido da Secretaria de Patrimônio, Tiago da Silva Umbelino, disse que a ideia é envolver a sociedade na questão da Educação Patrimonial, por meio de ações com os alunos, professores, diretores de escola e os pais, despertando neles a importância de cuidar dos espaços coletivos e individuais, porque a educação começa no indivíduo que vai passando de geração para geração.
- Queremos evitar o desperdício, o gasto desnecessário por causa da depredação do patrimônio. Sabemos que o maior índice de depredação é registrado na Educação Fundamental, mas é necessário passar às crianças, ainda na Educação Infantil, as noções de preservar o patrimônio porque elas vão crescer e, daqui a pouco, estarão no Fundamental. Dessa forma, com certeza, o desperdício vai ser reduzido no futuro -, destacou o coordenador.
Conheça o projeto
O projeto será realizado em toda a rede de ensino, a partir de novembro, tendo como modelo o trabalho desenvolvido de forma pioneira pelo Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho. As atividades foram divididas da seguinte forma: Educação Infantil, com confecção de cartazes e avisos, exibição de vídeos sobre o tema Cinema Cidadão e exposição de fotografias no mural; Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, com confecção de cartazes e avisos, produção de slides e vídeo sobre as propostas citadas, postagens no blog da escola e no mural, palestras educativas, concurso de redação com o tema do projeto, apresentação de teatro e exposição de fotografias no mural.
As ações serão estendidas aos pátios, refeitório, biblioteca, laboratório, quadra e demais espaços das escolas para que também o lixo seja colocado na lixeira e as paredes estejam sempre limpas. Haverá o agente patrimonial mirim que entregará, mensalmente, o resultado da fiscalização à direção da escola que o repassará à Secretaria de Educação para avaliação do estado geral do patrimônio público escolar.
Os próprios alunos serão os responsáveis pelo estado de conservação e o funcionamento dos bens públicos dentro dos estabelecimentos de ensino. Em cada escola o representante de turma será o agente patrimonial mirim, que verificará as salas de aula diariamente para que todos recebam tudo funcionando em perfeita ordem. As carteiras terão uma etiqueta com a série, número e nome dos alunos por turno e também será feito o mapeamento das salas de aula, com lugar fixo para cada aluno. A equipes envolvidas no projeto passaram por treinamento, na Cidade Universitária, no início de outubro.