Alunos da rede municipal caem na folia

12/02/2010 16:06:42 - Jornalista: Douglas Fernandes

A comunidade escolar da rede municipal de ensino de Macaé caiu na folia nesta sexta feira (12) com diversas atividades que envolveram baile, blocos de rua e até desfile das fantasias. As comemorações tiveram como objetivo resgatar as tradicionais marchinhas, proporcionando às crianças muita música, dança e alegria, num ambiente colorido.

Os professores das unidades de ensino trabalharam conceitos, história e as características da tradição festa popular e folclórica, a fim de levar os estudantes à conscientização para não confundir diversão com confusão.

Confetes, serpentinas e fantasias trouxeram à escola o clima dos antigos carnavais, brincadeira que se popularizou país afora desde o final do século 19 e o início do século 20, quando surgiram os primeiros blocos, cordões e corsos.

A festa, considerada uma das maiores manifestações populares do mundo, tem sua origem ligada ao entrudo português, em que, séculos atrás, as pessoas jogavam água, ovos e farinha umas nas outras. A brincadeira acontece no período anterior à Quaresma, com significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.

A diretora do Jardim de Infância Anna Benedita, Heloisa Souza Sampaio ressaltou ainda que o envolvimento dos alunos na preparação da festa de carnaval estimula o respeito e a cooperação e incentiva a interação entre os alunos de diferentes turmas e séries. Durante as aulas, os professores orientaram os alunos mais velhos sobre a não utilização de bebidas alcoólicas, importância do uso de camisinhas e não violência.

No colégio, o tema “Baile de fantasias” foi escolhido para que os próprios alunos ajudassem a criar suas fantasias com auxílio de professores. “Todos ficaram muito empolgados com o todo o processo até a data de hoje”, contou a professora Daniele Ramos. Eles dançaram clássicas marchinhas de carnaval junto com os pais e profissionais da escola. Contagiados pelas professoras Lorraine David, Gisele Horta e Geisa Venturine, a diversão tomou conta da escola até o final da tarde.

As professoras Silvana Teixeira Maria, Romana Pontes e Sônia Maria Leite relataram que as crianças não viam a hora de chegar o dia da festa. Para elas o sucesso foi tão grande que, para os próximos anos, a festa já está garantida.

Segundo a servidora da Secretaria de Educação, Marileda Bechara, o tema "carnaval" possibilita o exercício da dança,o ritmo e a desinibição das crianças e que a festividade não faz parte do calendário escolar, mas pode ser uma importante ferramenta pedagógica.

Para a secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares, o principal objetivo da atividade é a valorização da cultura brasileira. “Com essas iniciativas, as crianças aprenderam mais sobre a nossa cultura se divertindo”, afirmou.