logo

Alunos da rede municipal se destacam em seleções para instituições de ensino

19/12/2011 07:07:48 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os alunos da rede municipal de ensino que concluíram o Ensino Fundamental no ano de 2011 vêm se destacando em concursos para seleções de diversas instituições de ensino de Macaé. Entre elas o Instituto Federal Fluminense (IFF-Macaé) e o Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), duas das mais importantes e respeitadas instituições de ensino público e particular, respectivamente, do município. Agora, estes estudantes terão a chance de concluir o Ensino Médio de forma gratuita.

- Os alunos estão de parabéns e nos sentimos orgulhosos pelo fato de estudantes da rede municipal terem sido selecionados para estas instituições. São exemplos como estes que acabam servindo de inspiração para que outros alunos da rede tenham certeza de que é perfeitamente possível que eles também alcancem suas metas – disse o secretário de Educação, prof. Guto Garcia.

No caso do Instituto Nossa Senhora da Glória, a concessão das bolsas é parte do programa de apoio a jovens talentos, que concedeu benefícios totais ou parciais sob o valor da mensalidade na Educação Técnica em 2012. O benefício varia entre 20% a 100% de desconto, e foi concedido mediante a realização de uma prova de conhecimentos gerais e uma redação com um tema, que foi aplicada em novembro.

Além disso, para ter direito a bolsa integral, o aluno deve ainda comprovar renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capta. E no caso da bolsa parcial de 50%, a renda a ser comprovada deve ser igual ou inferior a 3,5 salários mínimos por integrante da família. As bolsas são válidas para as dez opções de cursos técnicos oferecidos pelo INSG/Castelo: Informática, Química, Mecatrônica, Segurança no Trabalho, Gestão Empresarial, Meio Ambiente, Análises Clínicas, Eletrotécnica, Geoprocessamento e Petróleo e Gás.

O benefício foi concedido conforme o desempenho do candidato, ou seja, quanto maior a pontuação, maior foi o desconto. E os alunos da rede municipal conseguiram alcançar as primeiras posições. É o caso de Yuri Santos de Manezes, aluno do Colégio municipal Samuel Brust, Gabrielle Vieira da Silva, aluna do Ciep 455 Municipalizado Maringá e de Raissa Tsunoda Hobayashi de Oliveira, aluna do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, que receberam bolsas integrais. Nathália Coutinho dos Santos, da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, também conseguiu um desconto parcial de 50%.

Já no caso dos estudantes da rede municipal que se inscreverem nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na modalidade Regular, nos Cursos Técnicos Subsequentes e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Fluminense, tem direito a uma bonificação na pontuação. A medida cumpre o acordo firmado entre a Prefeitura Municipal e o IFF, em que ficou determinado que todos os estudantes da rede pública que realizaram o processo seletivo deste ano têm direito a uma bonificação de oito pontos no concurso de acesso, representando 20% da prova.

Destaque para os alunos da correção de fluxo, em que a matriz curricular abrange conteúdos que são trabalhados em três linguagens. A primeira é constituída pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa e Arte. Já a segunda linguagem inclui as disciplinas de História e Geografia. A terceira, Ciências e Matemática. Muitos deles foram aprovados no processo seletivo 2012 e serão alunos dos cursos do IFF no ano que vem.