logo

Alunos da rede municipal se preparam para o Enem

20/10/2012 12:56:00 - Jornalista: Joice Trindade

Faltando um pouco mais de 15 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 03 e 04 de novembro, alunos do Pré-Vestibular Social e do Colégio de Aplicação (CAp) estão a todo vapor na realização de exercícios específicos e simulados. A intenção da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é que a maior parte dos alunos candidatos a tão sonhada vaga no ensino superior sejam aprovados e que através dos testes, os alunos tem a uma oportunidade de melhorar fatores como o autocontrole e ansiedade.

No Colégio de Aplicação, instituição que tem o objetivo de preparar os alunos da rede municipal para o ingresso ao Ensino Superior. Além da grade curricular regular, os alunos que estão no último ano do Ensino Médio estudam os conteúdos que vão ser cobrados no Enem. Os simulados já foram aplicados no decorrer do ano letivo para os 197 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do CAp. A novidade é que as turmas do 3º ano participaram de um simulado específico composto por 90 questões e redação, seguindo padrões de vestibulares diversos.

Para a diretora geral do CAp, Vanessa Leal de Lima Ribeiro, os simulados especialmente elaborados pela equipe de professores do colégio têm objetivo de pontuar os avanços e questões e disciplinas que merecem mais atenção e empenho, quanto a realização de provas de vestibular e do Enem: “Os exercícios e simulados contribuem para o estudante se familiarizar com o tipo de prova, com o tempo que se deve dedicar a cada questão, com a disciplina que deve ser feita primeiro e de qual deve ser deixada por último”, ressaltou.

Pré-Vestibular - Já o Pré-Vestibular Social da rede municipal também reforçou a grade dos estudos de cerca de 300 alunos com a aplicação de simulados aos moldes da banca de universidade como a Estadual do Rio de Janeiro (UERJ): “Os professores do Pré-Vestibular Social fazem parte da rede municipal e apresentam ampla experiência em cursos preparatórios de Macaé e Rio de Janeiro, o que facilita ao aluno na função é apontar para o aluno qual o ponto que ele precisa se empenhar mais”, contou o coordenador, Reginaldo de Moraes.

O Pré- Vestibular Social conta com turmas fixas, todavia mantém um cadastro reserva dos interessados, que, segundo Reginaldo de Moraes, podem ingressar conforme a aprovação nos vestibulares do meado do ano e a consequente saída dos participantes classificados. Com duração de dez meses, o pré-vestibular gratuito funciona na Rua Teixeira de Gouveia, nº 634, no centro de Macaé.