logo

Alunos de Judô do Colégio Botafogo participam de Grand Slam do Rio

06/06/2012 22:01:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os alunos de Judô do Colégio Municipal Botafogo participam, no próximo fim de semana, do Grand Slam do Rio, que é organizado pela Confederação Brasileira da modalidade. Eles fazem parte do Programa Escola em Ação, iniciativa da Odebrecht Óleo & Gás (OOG), que conta com apoio da Secretaria de Educação e da UNESCO. A competição que será realizada neste domingo (10) no Ginásio Caio Martins, em Niterói, é uma importante etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Será a oportunidade para que os alunos participem de um campeonato que conta com a presença de atletas brasileiros renomados, como Daniel Hernandes, campeão do evento em 2009, e Hugo Pessanha, que ganhou em 2010.

- Esta parceria oferece as crianças atividades que são verdadeiras aulas de cidadania. E a Secretaria de Educação apoia estes projetos para garantir a formação integral do cidadão. Além disso, iniciativas como essa revelam talentos para o esporte. É um projeto que tem grande dimensão social e o importante é fazer com que as crianças e jovens se interessem, não apenas pela competição, mas por todos os conceitos trabalhados – enfatiza a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

As atividades de esporte desenvolvidas pelo Programa Escola em Ação, por meio do Projeto Abrindo Espaços, têm como base a construção de oportunidades de desenvolvimento integral para crianças e adolescentes. Assim, promove-se a saúde física e emocional, estabelecendo de relações sociais importantes para sua formação. Para isso são utilizados o contra-turno escolar e os finais de semana em que profissionais cedidos pela Educação e voluntários das comunidades de abrangência do Programa Escola em Ação passam orientações importantes aos alunos inscritos.

O método de trabalho considera a construção participativa, com efetivo envolvimento das crianças e adolescentes, dos voluntários, das famílias, dos funcionários das escolas e das comunidades locais. tudo a partir dos quatro pilares da educação definidos pela UNESCO e de uma visão que considera a educação direito fundamental para que as pessoas se desenvolvam de forma integral as suas possibilidades e potencialidades rumo a superação da pobreza e da exclusão social.

Outro aspecto fundamental das atividades de esportes implementadas pelo Programa Escola em Ação, se refere ao fator de proteção. Isso porque os jovens que participam destes projetos têm a oportunidade de se integrar a uma rede de sociabilidade. De acordo com a coordenadora do Programa Educação para a Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, a parceria possibilita que estas crianças e adolescentes se distanciem do envolvimento em redes pautadas pela violência: “Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Educação, através da coordenação do Programa Educação para a Paz, fortalecendo ações de enfrentamento à violência com parcerias, como esta com o Programa Escola em Ação, da Odebrecht”, finaliza.