logo

Alunos do Pedro Adami participam do “Jovens Talentosos para Ciência”

17/04/2012 15:20:00 - Jornalista: Secretaria Municipal de Comunicação

Os alunos do Colégio Municipal Pedro Adami iniciaram, nesta segunda-feira (16), as aulas do “Jovens Talentosos para Ciência”, destinado a pré-iniciação científica de alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O programa é promovido pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação. Até o dia 20 de abril, os estudantes selecionados terão aulas nos laboratórios de pesquisa do Polo Barreto/NUPEM, das 13h às 17h. Os que se destacarem serão convidados para fazer estágio com bolsas de estudos no laboratório e terão a vida acadêmica acompanhada até o vestibular.

- O projeto “Jovens Talentos para Ciência” abre portas para os alunos da rede pública, os preparando-os para sua futura formação acadêmica, além de dar-lhes a chance de ter um acompanhamento de uma instituição conceituada. Trata-se de uma iniciativa muito importante como incentivo para o desenvolvimento da ciência – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Durante o período do curso, os 20 alunos selecionados, orientados por professores e monitores, realizarão experiências sobre o tema “Realidades e mitos sobre o mosquito transmissor da dengue - Aedes aegypti”. O tema foi escolhido pelo fato da dengue ser um dos principais problemas de saúde pública no país e também pelo conhecimento dos alunos sobre o assunto, como explica o coordenador do curso em Macaé, o Professor e Doutor da UFRJ/Campus Macaé Jorge da Cunha Moraes:

- A dengue é um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade. Neste sentido, pretendemos que os alunos adquiram informações verdadeiras e comprovadas em laboratório, através do método científico, para que possam também ajudar na disseminação das informações corretas sobre o combate a dengue e ao seu mosquito transmissor - afirmou.

O professor informou ainda que os alunos também poderão ser selecionados para serem integrados a rotina de um laboratório de pesquisa cientifica como bolsista de Iniciação cientifica júnior do CNPq, “Com bolsa já existente em cota cedida pelo idealizador do programa jovens talentosos o professor emérito da UFRJ, Dr. Leopoldo deMeis”, completou.

De acordo com a diretora do Colégio, Mary Lice Petrilo, os estudantes selecionados demonstraram grande interesse em participar do projeto, o que demonstra que eles estão bastante focados em estar preparados para o futuro. Segundo ela, isso também é um ganho para a unidade de ensino:

– É um ganho muito grande para a escola que estes alunos façam este curso em parceria com a UFRJ, pois assim terão acesso a um conteúdo diferenciado, ao laboratório, além de estarem manipulando materiais e fazendo experiências. Com certeza isso vai abrir um leque para a escolha da futura profissão deles, já que daqui a um ou dois eles terão que fazer esta decisão.

Os estudantes escolhidos para participar do “Jovens Talentosos para Ciência” foram selecionados por apresentarem maior afinidade com a área de ciências, além de terem um bom desempenho escolar. Os alunos reconhecem que esta é uma oportunidade única: “Gosto muito dessa área de ciências e biologia e é muito bom poder aprender mais. Acho que vou poder descobrir mais sobre o trabalho nessa área, o que poderá influenciar na minha escolha no futuro”, disse a aluna do 2º ano do Ensino Médio.

A aluna Aline de Oliveira, do 3º ano, concorda: “É uma área muito importante e o tema também, já que o estudo sobre a dengue é importante para evitar o contágio da doença. Conhecimento é importante para nosso crescimento, inclusive se eu quiser me especializar nesta área”, pontuou.

A abertura do evento contou com a presença do Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha Moraes, da Profª. Drª. Flávia Borges Mury, do Prof. Dr. Wagner de Oliveira Vital e demais professores do Laboratório de Bioquímica, além dos alunos de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação e Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências.

O Projeto Jovens Talentos foi criado em 1999 e mais de 2.500 alunos da rede pública de ensino já passaram pelos cursos de férias do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, que ensinam o método científico na prática.