Alunos da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (7) da prova da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação é considerada uma das maiores competições científicas do país e é direcionada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O objetivo é estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados no dia 2 de agosto, e a segunda fase será aplicada dia 8 de outubro com seis questões discursivas. Já os premiados serão divulgados em 20 de dezembro
A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
A prova movimentou os espaços escolares. Uma das unidades é a Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar). Aproximadamente 280 alunos participaram da avaliação. Antes da prova, eles se envolveram em um café da manhã e reforço das atividades de motivação quanto à prova. De acordo com a diretora geral, Simone Carvalho, todas as avaliações externas são importantes. “A nossa escola segue a prática de sempre incentivar os alunos quanto à importância dos estudos e da avaliação. Durante a OBMEP tudo transcorreu bem. Estamos satisfeitos”, ressalta.
OBMEP - Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).