O projeto Hortas nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Educação, tem atraído o interesse da comunidade escolar. A iniciativa aproveita os espaços para aulas de Educação Ambiental e Ciências. Entre as unidades contempladas estão: Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) e o Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros).
Nas hortas, as principais hortaliças cultivadas no projeto são alface crespa, coentro, salsa, cebolinha e couve, que vão fazer parte do cardápio escolar. O cultivo é feito pelos alunos através da disciplina de Ciências. Além da perspectiva ambiental e de incentivo à vida mais sustentável, as hortas nas escolas também têm como finalidade a introdução de conceitos de empreendedorismo e economia.
Para a professora Michelli Thomé Azeredo dos Santos ( Maringá), a experiência única de cuidar da vida de um ser vivo, seja animal ou uma planta, é necessária para a formação integral de toda a criança.
"Desperta a consciência ambiental e da nossa correlação com a natureza, acima de tudo, desenvolve a importância de uma alimentação saudável. Transcender da teoria, com as atividades no livro didático para a prática do cultivo e todo o seu manejo, será uma marca mais duradoura que uma escola pode proporcionar para os alunos", destaca Michelli.
A ação tem motivado outras unidades em busca de parcerias para iniciar a proposta da horta.