Alunos premiados por projeto de oratória

22/06/2022 12:21:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação / JCI

Alunos contemplados são do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho

Com o tema “A coragem de fazer acontecer: como empreender seu sonho?", o projeto "Oratória nas Escolas" premiou os alunos do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho. São eles: Catarina Kurth Moreira (primeiro lugar), Thainá dos Anjos Cruz Gomes (segunda classificada) e Sara Castro dos Santos (terceira colocação).

A iniciativa reúne alunos dos 8º e 9º anos das escolas públicas e particulares do município. A premiação foi de certificados e troféus para os três primeiros colocados. O primeiro lugar ganhou um aparelho celular; o segundo colocado, um tablet; e a terceira classificação, um fone bluetooth. A programação movimentou a unidade que funciona no Novo Cavaleiros.

Cerca de 20 alunos se inscreveram na programação, que contou com a participação de estudantes das seguintes unidades: Colégio Municipal Botafogo, Colégio Municipal Professora Maria Letícia e Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira. O Concurso de Oratória nas Escolas (OnE) da JCI Macaé tem como objetivo oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos problemas sociais, políticos, ambientais e educacionais.

Os encontros aconteceram no decorrer dos meses de maio e junho, em que foram realizados treinamentos com a diretora do OnE e terapeuta Keyla Pessoa. Cada escola contou com quatro alunos na etapa final, que consistiu em treinamento específico. Já na fase final, realizada no último sábado (18), os 12 finalistas discursaram diante de uma equipe de jurados. O concurso abrange etapas local, regional (cuja etapa será em Joinville, em Santa Catarina) e nacional, que vai acontecer em Marechal Rondon, no Paraná. Esta edição contou também com a atuação de Josilene Castro, treinadora, mentora e escritora.

A JCI é uma associação mundial com pessoas de 18 a 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Vale lembrar, que o foco é a energia e o entusiasmo dos jovens para desenvolver espírito de iniciativa e liderança defendendo a liberdade de imprensa, os direitos do indivíduo e a fraternidade. A JCI congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e territórios. As organizações locais estão espalhadas por mais de 6 mil comunidades.