logo

Alunos recebem atendimento de saúde bucal

25/04/2018 16:09:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Joice Trindade

Foto: João Barreto

Ação é desenvolvida entre as redes de saúde e educação, em prol da promoção e prevenção da saúde

O reforço da saúde bucal está sendo intensificado junto aos alunos da rede municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e atendidos da Classe Hospitalar, que funciona no Hospital Público Municipal (HPM). Com ações rotineiras visando a melhoria da saúde bucal dos estudantes da rede municipal, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Odontologia Coletiva, implantou, há pouco mais de um ano, o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). No mês de março foram realizados 870 atendimentos de TRA e 18 mil de prevenção (fluoretação, orientação e escovação) nas escolas da área central, bairros e região serrana.

A ação é desenvolvida de maneira articulada entre as redes de saúde e educação em prol da promoção e prevenção da saúde e bem-estar dos estudantes. A coordenadora da Odontologia Coletiva, Carla Bittencourt, explica que o TRA é um tratamento alternativo para a cárie dentária. O trabalho nas escolas inicia-se com a identificação das crianças com cáries menos complexas e o tratamento é feito na unidade escolar, sem uso de anestesia ou instrumentos rotatórios.

- É um tratamento eficiente e causa menos trauma para as crianças, pois é feito na própria escola, sem a necessidade de deslocamento até o consultório dentário. O encaminhamento só é solicitado nos casos mais avançados -, disse.

Carla conta que o tratamento consiste na remoção da cárie com instrumentos manuais e a cavidade é preenchida com cimento de ionômero de vidro. "Na última semana, fizemos um mutirão na Escola Municipal de Educação Infantil Ângela Maria Félix Pereira, na localidade do Óleo, na região serrana. Foram oito dentistas que passaram o dia na escola, com orientações diversas sobre saúde bucal, como escovar os dentes corretamente, aplicações de flúor e o tratamento restaurador atraumático", explicou.

Saúde Coletiva atua na Classe hospitalar

Além do TRA, a Saúde Coletiva aplica flúor, promovendo escovação correta, ministra palestras informativas voltadas para a saúde bucal e entrega escovas e pastas dentais. Nesta quarta-feira (25) foi a vez da Classe Hospitalar, que atende no Hospital Público de Macaé (HPM), receber atividades voltadas para higiene e cuidados com o corpo. O trabalho contou com atuação de dentistas e auxiliares de consultório bucal.

Um total de 16 crianças recebeu atendimento da equipe do programa de Odontologia Coletiva, que encaminhou 50 kits de escovação e realizou atendimento de orientação básica (palestra, fluoretação e escovação). Paulo Davi de Oliveira Rodrigues, de sete anos, foi um deles. O aluno da Escola Municipal Joffre Frossard (Centro), que está se recuperando de uma infecção urinária e cirurgia de apendicite, foi um dos mais participativos na palestra ministrada pela dentista e coordenadora Carla Bittencourt. "Temos que escovar os dentes direitinho. Vou lembrar de tudo que foi falado", contou o menino, acompanhado pela mãe Caroline Marcelino Lima de Oliveira.

A atividade contribuiu para descontrair familiares e alunos da rede municipal que também fizeram parte da programação. Entre eles estavam Wendel Santos, 5 anos, e Leonan Ribeiro de Miranda,11 anos. Os alunos da Escola Municipal Zelita Rocha receberam o atendimento de escovação e flúor. Internados por conta de pneumonia, os alunos se entusiasmaram com a "saúde bucal".

"Meu sobrinho estava meio desanimado, mas depois que fez atividades de pintura e leitura na Classe Hospitalar e recebeu escovação, ele abriu um sorriso. Este trabalho é muito importante e contribui com o estado físico e emocional das crianças", conta Robson de Lima Santos, tio de Wendel.

De acordo com a coordenadora, Lisiany Braga, o trabalho em parceria com a equipe de Odontologia Coletiva vai se estender no decorrer do ano letivo. "A saúde dos alunos e parceria com a família é fundamental. No mês de maio será desenvolvido o projeto 'Gentileza gera gentileza e resgata valores' e, no dia 12 de maio, às 10h, haverá uma programação especial de Dia das Mães na emergência do anexo do HPM", detalhou.

A Classe Hospitalar oferece atendimento específico para alunos hospitalizados até 12 anos nas duas pediatrias do HPM.


Fotos Relacionadas