Foto: Maurício Porão
Trabalho de conscientização foi feito no Centro de Macaé.
Com o objetivo de preservar e valorizar a vida, a Prefeitura de Macaé deu continuidade às ações que tem como objetivo combater uma das principais causas de acidentes graves: a mistura do álcool e direção. O Programa Amigo da Vez incentiva a escolha de uma pessoa, que se compromete a não beber durante festa ou evento, assumindo a direção e levando os amigos para casa em segurança. As ações desta semana começaram terça-feira (5) e seguem até quinta-feira (7), no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro da Cidade.
Para cada dia foi elaborada uma apresentação artística e cultural associada a ações de educação em saúde. Nesta quarta-feira (6), o público que passou pelo local pode contar com a esquete teatral do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), com o tema: “Morta de arrependimento 2.0”, que contou a história de uma jovem que saiu com as amigas, ingeriu álcool e depois dirigiu. A mesma sofreu um acidente e faleceu. Tudo contado de uma forma consciente.
O projeto também contou com a bateria Amigos do Samba, além de um bate-papo com o grupo Heterogénesis Urbano e a presença de um animador cultural. A ideia é associar momentos culturais com o foco em não misturar álcool e direção.
A ação também apresentou distribuição de folhetos explicativos e sacolas para carro, abordagem sobre tabagismo, distribuição de preservativos e aferição de pressão arterial. O intuito é associar os cuidados com a saúde com o bom resultado na direção.
O programa é uma ação contínua do governo, promovida pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, em parceria com as fundações de Cultura, e Esporte e Turismo, as secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, o Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH2), a Escola de Dança João Carlos, a Sociedade Musical Lira dos Conspiradores, Sociedade Musical Nova Aurora, o Programa Girassol, o grupo de basquete Macaé Paraolímpicos, ONGs e outros.