Com a chegada das festas de fim de ano, aumenta a procura por itens que vão compor as ceias de Natal e Ano Novo. Com o objetivo de orientar os consumidores sobre o que colocar em suas mesas, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) Macaé, ressalta alguns cuidados necessários com os alimentos, contribuindo para que as ceias sejam saborosas e seguras.
- Neste período, aumenta o número de casos de intoxicação por alimentos e é preciso redobrar os cuidados, aponta o diretor de Alimentos da Amvisa, Croif Monteiro. Segundo ele, os problemas estão relacionados, principalmente, a erros na manipulação e conservação dos produtos. “Todo cuidado é pouco diante de tantas guloseimas e alternativas para preparar as ceias de Natal e Ano Novo. O ideal é fazer as compras com antecedência e calma, lendo rótulos e verificando as condições do produto", alerta.
Já o diretor Presidente da Amvisa, Ângelo Luz, informa que entre as orientações destacadas anteriormente, o consumidor deve dedicar atenção especial às condições de higiene do estabelecimento e do manipulador de alimentos. As embalagens dos produtos também merecem atenção e informações sobre procedência, ou seja, nome do fabricante, data de fabricação e a data de validade devem ser verificadas. Sobre os alimentos congelados, Angelo alerta que devem estar completamente congelados. Pequenas partes amolecidas já alteram a qualidade do produto e o alimento se estraga mais facilmente.
Além de fiscalizar os estabelecimentos, a Amvisa Macaé alerta a população para os cuidados na hora da compra dos produtos para a ceia de Natal. As recomendações estão relacionadas principalmente à embalagem, data de validade e condições de armazenamento (os estandes refrigerados não podem apresentar temperatura acima de - 8 graus) dos alimentos e bebidas.
Recomendações - Só compre carnes, peixes, aves, ovos, leites e seus derivados de origem conhecida. Esses produtos embalados devem ter o selo e número do Registro no Serviço de Inspeção (SIF – Federal, SIE –Estadual, ou SIM - Municipal); Mantenha as carnes cruas e os vegetais não embalados dentro de sacos plásticos bem fechados, para evitar que os líquidos e os resíduos desses alimentos contaminem outros produtos; Nunca compre alimentos prontos para consumo (carnes assadas, tortas, farofa, sobremesas, entre outros) se estiverem expostos em temperatura ambiente. Lembre-se - alimentos quentes devem ser mantidos bem quentes e os frios sempre bem frios; Leve as compras imediatamente para casa e armazene, conforme as recomendações do fabricante e evite deixá-las em local sujo ou exposto à poeira.
Não compre e nunca use - Latas estufadas, amassadas ou com pontos de ferrugem; Vidros com a tampa amassada ou enferrujada; Vidros com líquido turvo, espuma ou presença de depósitos estranhos não característicos do produto; Embalagens a vácuo que apresentem bolhas de ar ou líquido; Embalagens UHT (longa vida) estufadas, amassadas, com a aba solta, tampa aberta ou lacre violado; Produtos com rótulo danificado ou pouco legível.
Planejamento de compras - Faça uma lista dos alimentos considerando se há espaço suficiente no seu refrigerador e/ou freezer para os produtos que precisam de temperaturas especiais de conservação, como carnes, peixes, alguns tipos de queijo e de leite, entre outros.
Cuidados na hora da compra - O estabelecimento deve ser organizado, limpo e sem vestígios de pragas (moscas, formigas, baratas, roedores, pombos) e possuir o Boletim de Ocupação e Funcionamento (BOF), documento que comprova que o mesmo está Licenciado pela Amvisa; Os funcionários devem estar com os uniformes limpos e bem conservados. Aqueles que manipulam alimentos têm que estar com os cabelos protegidos por toucas ou redes, sem adornos (anéis, brincos, colares, relógios, piercings ou pulseiras) e com as unhas bem aparadas e sem esmalte; Separe suas compras por grupos; mantenha os materiais de higiene e limpeza separados dos alimentos; Verifique os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação adequadas dos produtos comercializados embalados;
Caso o consumidor encontre alguma irregularidade ele deve exigir do estabelecimento a substituição do produto. Se for algo mais grave, ou consumidor tenha algum tipo de denúncia, o mesmo deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do telefone (22) 2762 – 0935, pelo e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou através da Ouvidoria do município.