Foto: Bruno Campos
Comerciantes, descascadores e limpadores de peixe participaram da capacitação
Visando a qualidade do pescado e a melhoria das técnicas de manipulação, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) promoveu, nesta segunda-feira (14), na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), o Curso de Atualização de Boas Práticas de Manipulação de Pescado, para comerciantes, descascadores e limpadores de peixe.
O diretor de Alimentos da Amvisa, Croif Monteiro, explica que com a proximidade da Semana Santa, aumenta o consumo de pescado e este trabalho busca garantir que as regras de boa prática de manipulação de alimentos sejam seguidas. "Ao contrário dos outros anos, quando orientamos os consumidores para que escolham um produto com qualidade, estamos capacitando as pessoas que manipulam o pescado para que ofereçam um alimento de qualidade para seus clientes", frisou.
O curso foi ministrado pelos fiscais Meire Gervásio e Joaquim Luiz Miranda, que destacaram a padronização dos procedimentos de comercialização do pescado. Eles também pontuaram algumas questões como higiene do estabelecimento e dos manipuladores, a qualidade dos pescados e o acondicionamento adequado, para evitar possíveis riscos à saúde do consumidor.
Para o comerciante, Luiz Alves da Silva, que trabalha há 19 anos no Mercado de Peixes, aprender é sempre bom. Ele foi acompanhado das duas filhas, Adriana e Janai, que também falaram da importância da capacitação. "Todo aprendizado é válido, principalmente por trabalharmos com produtos muito perecíveis. Hoje, o cliente está muito exigente. A qualidade e o bom atendimento são fundamentais para fidelizar o consumidor", destacaram.