A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) de Macaé participou no início do mês do segundo Encontro de Educação em Saúde na Baixada Fluminense, sediado em Belford Roxo (RJ). O objetivo foi apresentar aos Coordenadores e Técnicos da Vigilância em Saúde dos municípios da Baixada Fluminense a criação da Amvisa Macaé, Lei 228/2014, e os benefícios trazidos por ela.
De acordo com o diretor administrador da Amvisa Macaé, Bruno Paes, a proposta foi explicar que com a criação do órgão, o município pode regular normas e aplicar sanções rapidamente, além de atender a demanda da população. Outra mudança é a independência administrativa.
Foram abordados os seguintes pontos: definição da Vigilância Sanitária; instrumentos legais utilizados pela Amvisa; descentralização das ações; criação da AMVISA (missão, visão, valores, justificativa, experiências análogas, vantagens); estatísticas de visitas realizadas no ano 2013-2014; experiências em educação sanitária.
O encontro teve como objetivo fortalecer as equipes no apoio ao trabalho desenvolvimento de educação permanente e possibilitar a troca de experiências de educação em saúde.
- A interação dos profissionais implica no compartilhamento de informações, acoplados a valores fundamentais em prol de uma qualidade nos trabalhos executados em serviços públicos - ressaltou Bruno.