A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Macaé (Amvisa), através da Diretoria de Saúde, está com inscrições abertas, com vagas limitadas, para o curso de “Biossegurança nos serviços de odontologia”, que será realizado na sexta-feira (12), no auditório da Cidade Universitária. Serão duas turmas: uma de 9h às 12h, e a outra de 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (22) 2762-0035 e pelo e-mail amvisa.saude@macae.rj.gov.br. Podem participar do evento técnicos e assistentes de saúde bucal e cirurgiões dentistas.
O diretor presidente da Amvisa, Ângelo Luz, ressalta que a proposta do treinamento é fornecer informações necessárias para que os profissionais adotem medidas preventivas que envolvem a desinfecção do ambiente, a esterilização do instrumental e o uso de equipamentos de proteção individual.
Ele acrescenta que a biossegurança nunca é completa quando profissionais da saúde atendem a um paciente ou manipulam instrumentos, material biológico e superfícies contaminadas. Porém, o fato de sempre haver um risco, deve ser um estímulo a sua dedicação, e não o inverso, ou seja, uma justificativa para falhas.
Os profissionais de Odontologia, Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares de Consultório Odontológico, Técnico de Saúde Bucal e Técnicos de Laboratório de Prótese estão sob risco constante de adquirir doenças no exercício de suas funções.
- Comprovadamente os microrganismos têm driblado as medidas de segurança adotadas na atualidade, colocando em risco profissionais e pacientes, e a falta de cuidados em relação à biossegurança, tem propiciado a intensificação do ciclo de infecções cruzadas -, observou Ângelo.
A diretora de Saúde da Amvisa, Lúcia Gama, que também ministrará palestra, acrescenta que é responsabilidade do Cirurgião-Dentista a orientação e manutenção da cadeia asséptica por parte da equipe odontológica e o cumprimento das normas de qualidade e segurança quanto ao radiodiagnóstico e descarte de resíduos gerados pelo atendimento.
Os serviços de Odontologia necessitam cumprir as normas de biossegurança baseadas em leis, portarias e normas técnicas do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Secretarias Estaduais e Municipais, que observam desde proteções contra radiações ionizantes, radiações de luz halógena, medidas para o controle de doenças infectocontagiosas, destinação de resíduos e proteção ao meio ambiente.
A Cidade Universitária fica localizada na rua Aluísio da Silva Gomes, 50, no bairro Granja dos Cavaleiros.