Foto: Arquivo - Ana Chaffin
A iniciativa proporcionará o plantio de legumes e verduras o ano todo
Os agricultores de Macaé poderão aumentar sua produção com empréstimos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec). Uma parceria entre o órgão e a secretaria de Agroeconomia tem o objetivo de desburocratizar o processo. A expectativa do governo é que em fevereiro mais de 200 famílias, entre os assentamentos Bendizia, na Bicuda, e Celso Daniel, em Cabiúnas, possam participar do crédito para projetos de irrigação e plantio protegido, feito com o uso de uma tela que permite a entrada parcial do sol.
A ideia é que antes de entrar com o pedido de empréstimo no Fumdec, o agricultor receba a análise de viabilidade técnica e econômica da secretaria de Agroecnomia. A pasta também buscará viabilizar a redução de juros, que atualmente é de aproximadamente 6% ao ano. A Prefeitura de Macaé pretende aumentar a oferta de produto e, ainda, a qualidade da produção, priorizando o plantio orgânico.
Cerca de 20 projetos já estão sendo analisados por comitê da secretaria de Agroeconomia. Poderão solicitar empréstimos ao Fumdec apenas produtores aptos com as exigências legais. Além disso, os projetos devem ter aprovação de viabilidade técnica e econômica.
A iniciativa proporcionará o plantio de legumes e verduras o ano todo. Segundo levantamento, no verão a produção nesses assentamentos é de aipim e tomate, por exemplo. Já no inverno, a prioridade é plantar alface, couve e agrião. Com o plantio protegido e a irrigação, esses produtos seriam produzidos de janeiro a dezembro.