Aperfeiçoamento de educadores melhora a qualidade do ensino

23/02/2011 11:04:36 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os cursos de extensão oferecidos na Cidade Universitária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo projeto “Verão com Ciência 2011” têm levado o conhecimento acadêmico às salas de aula das escolas municipais. Professores da rede municipal de ensino e estudantes da área de Educação frequentam as atividades, buscando um contínuo aperfeiçoamento. Essas iniciativas colaboram para a melhoria da qualidade do ensino no município.

O projeto é apoiado pela secretarias municipais de Educação e de Trabalho e Renda. Na terça-feira (22), começou o curso “Tá certo, tia? O professor como Mediador do aprendizado da língua escrita”, ministrado pela professora mestre, Clarissa de Arruda Nicolaiewsky. Estudantes de Pedagogia e do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Luiz Reid, além de educadores da rede de ensino de Macaé integram a turma. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, as atividades de extensão do campus colaboram para a melhoria da qualidade do ensino no município.

O curso abordou teorias sobre linguagem, pensamento e ensino-aprendizagem, destacando a importância das relações interpessoais para a eficácia desse processo. Clarissa apresentou pesquisas sobre processos de aprendizagem e destacou o papel do educador. “O professor precisa dar o apoio que o aluno precisa, na medida certa, e, para isso, tem que saber exatamente onde o aluno está no processo de aprendizagem”, ressaltou a pesquisadora.

O foco da proposta são os aspectos que envolvem a aprendizagem da língua escrita. Ao longo do curso, que se encerra na quinta-feira (24), serão discutidas atividades de ensino e as respectivas intervenções do professor embasadas por pesquisas da área. O curso, que ofereceu trinta vagas, tem carga horária de oito horas. As aulas na Cidade Universitária acontecem das 13h30 às 17h30.

A professora de séries iniciais, Rozilda Petronilha, que atua na Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira e estuda Pedagogia, aprovou a abordagem. “Estou gostando muito. Este é o segundo curso de extensão da UFRJ que frequento. A primeira vez foi no ‘Inverno com Ciência’, sobre contação de histórias. Levei o que aprendi para a sala de aula e foi muito positivo. Por isso, voltei para me aperfeiçoar”, disse.

Também a aluna do curso de nível médio de Formação de Professores do Colégio Estadual Luiz Reid, Jeanniny de Souza, 19 anos, ficou satisfeita com a primeira aula. “Estou aqui buscando conhecimentos. Quero me qualificar e gostei dessa oportunidade”, destacou.

Encerramento - Além dessa, cinco atividades do ´Verão com Ciência´ tiveram início esta semana. O projeto se encerra, na sexta-feira (25), com uma cerimônia às 18h, no auditório da Cidade Universitária. Esta edição, como as anteriores, superou as expectativas dos organizadores, com mais de 650 inscritos em 35 atividades.