Apesar da previsão de encerramento da aplicação da 4ª edição Prova Brasil na rede municipal de ensino ter sido inicialmente marcada para acontecer na sexta-feira (11), a aplicação da avaliação prossegue em Macaé até a quarta-feira (16). A mudança aconteceu em virtude da manifestação “Contra a Injustiça - Em Defesa do Rio”, promovida na quinta-feira (10), no Centro do Rio. De acordo com a coordenação regional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) as aplicações ocorrem sem problemas.
No município, 2.955 alunos do 5° ano de escolaridade e 1.614 estudantes do 9° ano das escolas da rede municipal de ensino estão sendo avaliados, conforme os números do último Censo Escolar. Macaé foi pólo de logística das unidades de ensino dos municípios de Quissamã e Carapebus, que já encerraram a aplicação da prova.
- Pensamos na qualidade do ensino como um todo. E esta avaliação serve para inovarmos práticas pedagógicas, que visam contribuir com habilidades diversas, com a capacidade de leitura e escrita, além de problemas de matemática e outras atividades, com o objetivo de desenvolver o processo ensino-aprendizagem - destacou o secretário de Educação, Guto Garcia.
A aplicação das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é realizada pelo INEP, o objetivo é mostrar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores.
Com base nos índices da Prova Brasil e nos resultados de aprovação das escolas é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além destes indicadores, o IDEB também considera relevante dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série. A previsão para que a divulgação dos resultados da Prova Brasil comece é em julho de 2012.