Cerca de 30 finalistas concorrem à premiação de uma bolsa científica
Prosseguem na segunda fase do Hackathon Macaé Conecta, cerca de 30 finalistas, alunos e professores da rede pública. A maratona online, iniciada neste final de semana, tem foco no desenvolvimento de aplicativos. Os alunos do Ensino Superior estão desenvolvendo ideias sobre gestão pública na área do Procon. Já os do Ensino Médio estão desenvolvendo ideias sobre Energia e os do Ensino Fundamental, propostas para soluções dos problemas relacionados aos recursos hídricos. A premiação será uma bolsa científica durante o período de quatro meses para efetivar a aplicabilidade da solução vencedora.
As equipes são compostas por alunos e professores do Colégio de Aplicação, Colégio Municipal Natálio Antunes, Colégio Olga Benário, Colégio Polivalente, Colégio Elza Ibrahim, UFF, UFRJ, UENF, Femass, IFF, entre outras unidades de ensino. Nesta primeira etapa, as equipes entregaram o site do projeto, citando o que esperam, como se inspiraram, descreveram a demanda, listaram as fontes bibliográficas e pensaram em design para os aplicativos.
A abertura do evento foi realizada na sexta-feira e contou com a participação da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Adjunta do Ensino Superior. Entre os participantes da abertura estavam a secretária adjunta do ensino superior, Flaviá Picon, o secretário adjunto de ciência e tecnologia, Marcos Lemos, a coordenadora do programa Inovar e Aprender, Luemy Ávila, a superintendente da educação integrada, Leandra Lopes e a representante da Secretaria Adjunta de Planejamento, Edelzita Lisboa.
O objetivo da maratona on-line é impulsionar o desenvolvimento de Macaé através da ciência, tecnologia e inovação, otimizando produtos e serviços que impactem a melhoria da qualidade de vida da população. "Estamos proporcionando uma oportunidade para formação de autores em tecnologia. Este é o papel da Educação. Macaé está conectada com muita união e integração para a Macaé do futuro, do saber e do conhecimento", destaca Flaviá.
Idealizadora do Programa #inovareaprender, Luemy Ávila, lembrou que o município possui muitos talentos, sendo um dos que mais cresce no Estado do Rio na área da robótica educacional com premiações anuais importantes em diversos torneios nacionais. "O resultado deste final de semana superou as expectativas da equipe organizadora. As ideias são sensacionais".
As equipes se destacam na criatividade dos professores e alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental; estudantes do ensino médio e de ensino superior nas áreas de educação, computação, sistemas de informação, administração ou engenharias. O evento está sendo organizado pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior junto com o Laboratório de Inovação em Gestão Pública, Secretaria Adjunta de Planejamento, Secretaria Adjunta de Educação Básica, Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, e Coordenadoria de Robótica e Inovação - Programa #inovareaprender.