logo

Apreensões de animais superam expectativas do CCZ

21/03/2012 16:20:16 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A unidade operacional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé já iniciou o seu funcionamento há pouco mais de uma semana e as apreensões de animais de grande porte já superam as expectativas.

De acordo com o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, já foram apreendidos aproximadamente 30 animais. “Além do trabalho diário de ronda pela cidade, estamos recebendo diversas denúncias de animais soltos nas vias e de maus tratos”, disse.

Os animais apreendidos e levados para a unidade operacional passam por exame clínico, banho com carrapaticida, recebem as vacinas necessárias e alimentação. A equipe técnica é composta por veterinários e cuidadores.

Para resgatar os animais apreendidos, os proprietários têm que pagar multa de R$ 50 por deixar animal solto na via e de R$ 25 de diária. Os animais devem ser retirados num prazo de cinco dias, após este período serão encaminhados para o curral estadual, localizado no município de Itaboraí para posterior leilão.

Caso haja três reincidências o proprietário perderá o animal que será encaminhado para leilão. Rogério explica que foi feita uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Polícia Militar Rodoviária Estadual para que os animais fossem levados ao curral de Itaboraí, pois o município não conta com leiloeiro.

Rogério garante que a unidade operacional conta com todo sistema de segurança, câmera de monitoramento com sensor infravermelho, sensor de alerta, auto falante, segurança 24 horas, além do apoio do 32º Batalhão de Polícia Militar. A unidade operacional funciona no antigo sítio Santo Amaro, na localidade do Imburo. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.