Foto: Divulgação
Apresentação de capoeira contagiou o público
A tarde de ontem (terça-feira, dia 23 de agosto) foi de animação na Praça das Artes da Fundação Macaé de Cultura, dando prosseguimento às comemorações da Semana do Folclore. A atração ficou por conta de Mestre Kibe, com apresentações de capoeira e maculelê.
A professora da Escola Municipal Letícia Peçanha Aguiar, Marcelle Vieira, que levou as crianças para participar das atividades, ressaltou a importância de os estudantes vivenciarem o que estão aprendendo.
- Começamos a abordar o tema “Folclore” no início da semana e esta apresentação está incentivando ainda mais o aprendizado -, comentou.
Durante as apresentações Mestre Kibe fez intervenções educativas para o público. Dentre elas, explicou o surgimento da dança maculelê. Com um grupo formado por crianças, jovens e adultos, a equipe de Mestre Kibe, interagiu com a platéia.
Com 9 anos, Peterson de Oliveira Santuchi, é aluno de Kibe desde um ano de idade. “Gosto de capoeira e também de jogar futebol e ler”, revelou.
Literatura também é um dos passatempos prediletos de Jean de Barcelos, 12 anos. Especialmente quando o assunto tem ligação como folclore. “Sempre leio as histórias de lendas, principalmente do saci pererê”, afirmou.
Livros sobre a temática, como “Vocabulário Interativo”, “Danças Folclóricas” e “Folguedos Populares”, estão à disposição para pesquisa na Galeria Hindemburgo Olive.