Arco Viário: obras começam este mês

15/01/2007 11:03:03 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé assina nos próximos dias contrato de R$ 80 milhões para as obras de conclusão do Anel Viário do município. De acordo com o prefeito Riverton Mussi, as obras começam até o final do mês e incluem a revitalização da Linha Verde, a reativação da Estrada do Tatu, além de intervenções na Estrada da Cancela Preta. O pacote de obras também inclui a construção da Estrada Industrial.

A Linha Verde vai receber novo asfaltamento e infra-estrutura. A estrada é uma das mais importantes vias do município por integrar a RJ-168, ligando Macaé à BR-101, aos Cavaleiros e localidades próximas e à Rodovia Amaral Peixoto, dando acesso aos municípios da Região dos Lagos.

A Linha Verde faz parte do arco viário do município e tem três ramais. Um deles leva ao Novo Cavaleiros, outro ao Bairro da Glória e outro à Aroeira. Como a estrada é de grande movimento, a prefeitura tem como objetivo que ela continue ligando várias partes do município à RJ-168 e Linha Azul, integrando as localidades e, ainda, descarregando o trânsito pesado do centro da cidade.

A secretaria municipal de Obras começará as intervenções na Linha Verde, recuperando os pontos que estão afundando. Depois, será feita a drenagem e recomposição da base da pista, reconstruindo todo o asfaltamento. De acordo com Tadeu Campos, as intervenções de infra-estrutura urbana – redes de água pluvial e de esgoto – serão efetuadas antes da pavimentação

No pacote de obras de revitalização da Linha Verde está incluída a reativação da Estrada do Tatu, ligando a Linha Verde ao Jardim Vitória, Jardim Santo Antônio e Nova Macaé. Será construída uma ponte atravessando o Canal do Capote, integrando a Estrada do Tatu à Linha Verde e uma pista beirando o canal. Depois das intervenções na Linha Verde e revitalização da Estrada do Tatu, a prefeitura vai realizar intervenções na Estrada da Cancela Preta, avenidas Ana Benedita e Projetada, no bairro da Glória, e na Rua Internacional, no Novo Cavaleiros.

– Como a Linha Verde faz parte do anel viário do município, a obras de revitalização dessa via e da Estrada do Tatu vão ajudar a descarregar o trânsito pesado do centro da cidade, oferecendo novas opções de acesso às localidades nas proximidades da Rodovia Amaral Peixoto e Cavaleiros – diz Tadeu Campos

A reativação da Estrada do Tatu vai fazer a interligação da Linha Verde com os bairros Novo Horizonte, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge e outras comunidades. A estrada, que tem cerca de três quilômetros, vai facilitar o acesso de saída das comunidades dos bairros Aroeira, Jardim Vitória, Santo Antônio, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge, entre outras.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, detalhou que toda a parte de infra-estrutura urbana – redes de água pluvial e de esgoto – serão realizadas antes da pavimentação. Na estrada da Cancela Preta, as obras vão atingir do Green Park até o Morro de Santa Mônica, passando pelo Novo Horizonte e fazendo a ligação com o Loteamento Jardim Vitória 2.

Segundo Tadeu Campos, no Bairro da Glória, será feita a complementação do asfalto na Avenida Ana Benedita, após a separação das redes de água pluvial e de esgoto. A Avenida Projetada, que liga a Linha Verde até o Complexo Universitário passando atrás da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa, ganhará obras de drenagem e pavimentação, além da obra de água potável de responsabilidade da Cedae, já solicitada pela secretaria de Obras.