A prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial, realiza nesta sexta-feira (29) a feira Afro Cultural, a partir das 18h, em frente ao Ciep do bairro Aroeira. A Feira conta com apresentações de Jongo, Fado Africano, apresentações da bateria da Liga Independente das Escolas de Samba de Macaé (Liecam), Art Luz do Sana e do grupo Quilombando Griot. O evento terá ainda a participação das trançadeiras, culinária afro e artesanatos.
A coordenadora Sonia Maria Santos explica que a Aroeira foi escolhida para sediar a feira por ser o bairro origem da cultura Afro Macaense e do Jongo. Segundo ela, o evento será permanente, sempre no último final de semana de cada mês.
- A feira é segue a missão da coordenadoria de fundir e salvaguardar a cultura Afro Indígena em Macaé, além de lutar contra o preconceito e racismo, ressalta Sônia.
De acordo com Sônia, o grupo já tem projetos programados até o final do ano, como palestras, presença negra no folclore brasileiro, parceria com a OAB através do lançamento da cartilha do afrodescendente, participação no evento Rio sem Racismo, além de aproximação do Jongo com o funk.
- O Jongo é para todos, independente de raça, cor, idade. O Jongo é patrimônio da cultura brasileira, por isso ele deve ser salvaguardado pelo poder público. Nós vamos fazer parte do pontão de Jongo Caxambu da UFF, a fim de se articular com outros grupos de jongos da Região Sudeste, ressalta Sônia, que enfatiza a importância de aproximar o Jongo de todos, por isso, nesta feira, escolheram o funk.
Sônia também ressalta que todos que queiram colaborar com a luta contra o preconceito e participar da feira, podem procurar a coordenadoria no e-mail: crioula.rol@terra.com.br ou corafro@terra.com.br, e também no telefone 9213-5251.