Foto: Guga Malheiros
Folclore, carnaval, cultura brasileira, poesia, além de lendas macaenses. Tudo isso e muito mais são temas das aulas de Cultura Popular Brasileira, ministradas gratuitamente a cerca de 40 crianças com idades acima dos sete anos, do Programa Art Luz (Fronteira).
A professora é a jovem Laís da Silva Coutinho, de 22 anos. Em 2013, ela se forma em bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF). As aulas estão vinculadas ao Projeto Cine Art Luz, que liga cinema a literatura, com o propósito de promover debates sobre filmes.
- As nossas crianças recebem muita informação e influência de cultura de outros países. Não entendem o que é cultura brasileira, preferindo cultura estrangeira. Elas sabem sobre os filmes da Disney, mas desconhecem as lendas macaenses. Esse curso busca dar a essas crianças referências do Brasil e das regiões do país, aponta Laís.
Sobre outros benefícios de suas aulas, ela também citou: criatividade, oralidade, escrita e cultura cidadã. “Pois passam a conhecer o que de fato pertence a elas”, avalia a professora.
Na aula da sexta-feira (21), Laís leu para as crianças o soneto “Fidelidade”, de Vinicius de Morais. Explicou a elas a respeito da origem do Carnaval, que teve início em Paris (França).
E, dissertou sobre a Lenda de Sant’Anna, na qual a imagem da santa saía da igreja no Morro de Sant’Anna e ia para a ilha homônima.
O Programa Art Luz proporciona aulas gratuitas de diversas atividades culturais e esportivas, como Dança de Rua, Jazz, Caratê, Jiu-Jítsu, Teatro e outras. As aulas ocorrem na sua sede (Fronteira) e nos núcleos Parque Aeroporto, Sana, Morro de São Jorge e Malvinas.
A sede na Fronteira fica no endereço: Rua Manoel Marques Monteiro 617. Maiores informações pelo telefone: (22) 2762-4716.