Foto: Arquivo
Apresentações terão a participação de cerca de 1420 alunos e alunas do Programa Art Luz
Bailarinos, caratecas, grafiteiros, artesãos, lutadores de Jiu-Jítsu, capoeiristas e muitos outros artistas e esportistas irão agitar Macaé a partir desta sexta-feira (2), no projeto Cidade Art Luz. Serão as mostras internas nas praças, que ocorrem em todos os finais de ano. As apresentações terão a participação de cerca de 1420 alunos e alunas do Programa Art Luz.
Além disso, também haverá Auto de Natal, no dia 16, às 19h30, na Sociedade Musical Nova Aurora, e no dia 17, será a vez do batizado de capoeira, intitulado “Bom é Ser Diferente”, às 10h, na sede da Fronteira.
Segundo a coreógrafa, coordenadora do projeto Cidade Art Luz, Alessandra Gripp, a equipe do Programa está trabalhando incansavelmente para que essas intervenções aconteçam da melhor maneira possível. “Nossa responsabilidade é com os alunos”, explica.
O projeto Cidade Art Luz foi criado em 2008. Tem como objetivo trabalhar com as condições reais de possibilidades de atuação dos participantes no processo da criação artístico-cultural. O Cidade Art Luz é um projeto de rua onde todos os alunos apresentam o que aprendem em suas atividades e tornam visível sua atuação tanto artística quanto social.
- A questão central é dar visibilidade ao potencial de cada participante que antes de frequentar o Art Luz não tinha formas de colocar seu poder de transformação interno, nem social, para a sociedade em geral. Quisemos encontrar o nosso lugar de manifestação de criatividade e arte e ele foi descoberto: a rua, conta Alessandra.
A ideia para 2012 é levar às praças as atividades que estão sendo desenvolvidas no Art Luz com todos os participantes em todas as áreas de atuação e, principalmente, disseminar nas periferias o trabalho que é feito pelos seus próprios membros.
- Falamos então, através do corpo. Falamos através dos espetáculos de balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança criativa, dança de rua, capoeira. Conversamos com a população através do teatro, da música, do circo, do artesanato. E levamos para as ruas da cidade a possibilidade de todos participarem conosco do resgate de suas formas culturais, conclui Alessandra.
Confira a programação:
- Parque Aeroporto – dia dois de dezembro – Praça Principal, às 19h, com 300 participantes;
- Fronteira – dia sete de dezembro – Ciep Oscar Cordeiro – às 19h, com 600 participantes;
- Malvinas e Morro de São Jorge - dia dez de dezembro – Praça do Ciep na Aroeira – 18h, com 300 participantes
- Mostra Interna do Sana – dia 12 de dezembro – na Escola Municipal do Sana – 17h, com 200 participantes.