Foto: Kaná Manhães
Projeto Cidade Art Luz, que vai envolver 1.420 alunos em toda a cidade
O Programa Art Luz vai brilhar em Macaé neste final de ano. As atividades de dança clássica e contemporânea, jazz, Hip Hop, além de exibições esportivas de lutadores de Jiu-Jítsu e capoeira, serão mostradas em diversas apresentações. É o projeto Cidade Art Luz, que vai envolver 1.420 alunos.
Nos bairros Aroeira, Fronteira, Parque Aeroporto, distrito do Sana e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, serão os pontos das apresentações.
- A equipe do Programa está trabalhando incansavelmente para que essas intervenções aconteçam da melhor maneira possível. Nossa responsabilidade é com os alunos, explica a coreógrafa Alessandra Gripp.
O projeto Cidade Art Luz foi criado em 2008. Tem como objetivo trabalhar com as condições reais de possibilidades de atuação dos participantes no processo da criação artístico-cultural. O Cidade Art Luz é um projeto de rua onde todos os alunos apresentam o que aprendem em suas atividades e tornam visível sua atuação tanto artística quanto social.
- A questão central é dar visibilidade ao potencial de cada participante que antes de frequentar o Art Luz não tinha formas de colocar seu poder de transformação interno, nem social, para a sociedade em geral. Quisemos encontrar o nosso lugar de manifestação de criatividade e arte e ele foi descoberto: a rua, conta Alessandra.
A ideia para 2011 é levar às praças as atividades que estão sendo desenvolvidas no Art Luz com todos os participantes em todas as áreas de atuação e, principalmente, disseminar nas periferias o trabalho que é feito pelos seus próprios membros.
- Falamos então, através do corpo. Falamos através dos espetáculos de balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança criativa, dança de rua, capoeira. Conversamos com a população através do teatro, da música, do circo, do artesanato. E levamos para as ruas da cidade de Macaé a possibilidade de todos participarem conosco do resgate de suas formas culturais, explica Alessandra.
A diretora geral do Programa Art Luz, Ângela Terra, completa, lembrando que os objetivos dos eventos são mostrar à população de periferia que o trabalho do Programa reflete as potencialidades provenientes de cada aluno e aluna, crianças, adolescentes e mulheres, imersos no processo de criação cultural e artística.
Ações de Final de Ano (Dezembro) – Mostras Internas nas Praças
- Mostra Interna do Parque Aeroporto – dia dois de dezembro – Praça Principal, às 19h, com 300 participantes.
- Mostra Interna da Fronteira – dia sete de dezembro – Praça Principal da Fronteira – às 19h, com 600 participantes.
- Mostra Interna da Malvinas e Morro de São Jorge - dia dez de dezembro – Praça do Ciep na Aroeira – 18h, com 300 participantes.
- Mostra Interna do Sana – dia 11 de dezembro – no Cria Sana – 17h, com 200 participantes.
Cidade Art Luz / Auto de Natal
- Dias 14 e 15 de dezembro, no Calçadão (em frente à Sociedade Musical Nova Aurora), às 19h30, com 20 participantes. O grupo de teatro do Programa Art Luz é um grupo de rua e tem como objetivo levar à população, questões referentes à sua realidade de forma apurada com a utilização de técnicas do teatro popular.