logo

Arte Grafite valoriza os trabalhadores de Macaé

24/01/2013 15:26:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Juranir Badaró

Pintura é uma homenagem aos funcionários de limpeza e manutenção do município

Para homenagear e valorizar os funcionários de limpeza e manutenção do município, a Prefeitura de Macaé realizou pintura dos muros do Barracão (secretaria de Limpeza Pública) e elaboração de um grafite representando os trabalhadores.

O trabalho está sendo realizado pelo artista plástico macaense Marlon Gitirana, conhecido como Muk. Segundo o artista, ele escolheu representar o trabalhador que vemos diariamente nas ruas, mantendo a cidade limpa, mas que muitas vezes não valorizamos. “A ideia inicial era fazer o símbolo da bandeira de Macaé, com o coqueiro e as ondas do mar. Mas, dei a sugestão de retratar e homenagear essa equipe que está nas ruas desde as primeiras horas do dia, faça sol ou chuva”, explicou.

Muk destaca ainda que, além de colocar os trabalhadores em destaque, o grafite é uma forma de diminuir a possibilidade dos muros serem utilizados por pichadores, já que a maioria respeita a arte. “No passado, os homens registravam suas histórias através de desenhos nas cavernas e nos templos, atualmente transformamos isso na arte de grafitar que tem sido utilizada como ferramenta de resgate de jovens em áreas de vulnerabilidade e como instrumento de inclusão social e recebe a cada dia é mais valorizado”, informou Muk.

Segundo o governo municipal essa ação também valoriza a arte macaense, já que o Muk é considerado um dos grandes expoentes do grafite, já tendo sua arte exposta em diversos países e em vários pontos do Brasil.

Macaé tem tradição no grafite

Em vários muros da cidade é possível encontrar exemplos de obras de artes feitos pelos grafiteiros da cidade. Para Muk o macaense valoriza esse trabalho, pois reconhece a qualidade e a importância. “Essa arte é bem trabalhada na cidade. Toda a força artística e cultural desse movimento entra nas comunidades. Isso enriquece a cultura e estimula ainda mais a difusão do grafite na em Macaé”, destacou.

Na cidade acontece também um dos maiores eventos de grafite do mundo, o Kolirius Internacional que já está em sua segunda edição. Em 2012, o encontro recebeu mais de 250 artistas do mundo todo para pintar um grande painel no bairro da Fronteira.


Fotos Relacionadas