Foto: Divulgação
Os artesãos exibem os diplomas do curso de aperfeiçoamento
Os artesãos de Macaé que fizeram parte dos cursos de aperfeiçoamento ministrados pela Prefeitura de Macaé, por meio da Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo da Secretaria de Educação, têm muito a comemorar neste final do ano. Eles estão comercializando produtos, que que podem ser dados como presentes de Natal, em eventos e programações diversas do município.
Além disso, a partir do mês de março do próximo ano, alunos e ex- estudantes dos cursos de artesanato desenvolvidos na unidade da Barra terão a oportunidade de vender seus produtos e compartilhar experiências no Espaço de Vendas de Artes, que será criado em um ambiente anexo ao local dos cursos. A intenção é que produtos das áreas de beleza, confecções, bijuterias, pintura em tecido e desenho artístico sejam apreciados no espaço de artes, que vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h.
Criada em 1997, a escola atendeu este ano mais de 800 alunos em um total de 18 cursos.Segundo o Secretário de Educação, prof. Guto Garcia, a Escola de Qualificação se consolidou no município por incentivar artesãos a aprender um ofício e até mesmo a destacar o talento. "A Escola de qualificação tem se destacado na região pelo oferecimento de cursos gratuitos de qualidade. Grande parte dos nossos alunos, após se formarem, conseguem complementar a renda com o ofício que aprenderam, e são motivo de orgulho para nós", ressaltou.
Outra comemoração da secretaria de Educação é que em virtude do sucesso da Feira de Artesanato de Macaé (Femarte), realizada no mês de outubro, na Praça Veríssimo, a próxima edição do evento já está confirmada para o ano de 2012.
Segundo a coordenadora da feira, Kátia Angeloff, a programação que reuniu profissionais com o objetivo de promover para troca de experiências dos profissionais, crescimento de núcleos artesanais e do associativismo. “Nossos artesãos ficaram mais unidos e puderam se atualizar através de novas metodologias. O trabalho da Femarte obteve êxito. O convite da UTE Norte Fluminense para a participação na mostra cultural é uma das provas”, destaca.
Entusiasmada, a artista plástica Marinês Gomes, afirma que aprendeu muito com as palestras, que participou. “ Produzo mandalas e quadros com materiais recicláveis, mas sempre quero aprender mais para estar antenada nas tendências do mercado”, conclui.
Formatura do curso de cabelereiro - No dia 14 deste mês foi relizada a formatura do curso de cabelereiro da escola de qualificação. A comemoração contou com a participação do Secretário de Educação, prof. Guto Garcia, que entregou os certificados e parabenizou pessoalmente cada um dos formandos. "Este ano pudemos comemorar muitos avanços na educação. Espero que consigamos continuar avançando no próximo ano, e que vocês tenham muito sucesso na nova atividade que a partir de agora passam a exercer", disse.