logo

Artesãs do Espaço Arte Mulher participam do curso Aprender e Empreender

25/10/2010 15:44:42 - Jornalista: Ana Paula Macedo - estagiária

Foto: Arquivo

Os trabalhos do Renda Mulher são vendidos em feirinhas temáticas e no Terminal Central

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está promovendo durante esta semana o curso “Aprender e Empreender”. O curso é direcionado às mulheres do Espaço Arte-Mulher, do programa Renda Mulher, na sede do Sebrae.

As aulas são ministradas pela consultora Cecília Novaes, para um grupo de 15 mulheres. O objetivo é orientar as artesãs a gerenciar o próprio trabalho, informando como planejar compras, armazenar os produtos, a calcular preços para que todas possam administrar a produção e ainda se sustentarem com a renda obtida com as vendas dos produtos.

- O curso de capacitação mostra o que é ser empreendedor e como administrar o próprio negócio. Serão 12 aulas durante cinco dias, nas quais serão abordados todos os assuntos sobre empreendedorismo, por meio de uma linguagem simples, do dia a dia das mulheres, para que elas possam compreender claramente as aulas, explica Cecília.

Para a artesã Elza Moço, que já fazia o curso antes na Secretaria de Políticas para as Mulheres através do projeto DOM (Dignidade, Ousadia e Maestria), o curso promovido no Sebrae é uma forma de aprender cada vez mais a cuidar do próprio negócio.

- Esse curso complementa nosso aprendizado, porque sempre procuramos melhorar nosso trabalho de produção para que possamos ser reconhecidas nacionalmente e até mesmo internacionalmente. Aprendemos nas aulas a como calcular preço, a organizar o material e a calcular o custo da peça. Além da renda, fazemos nossos trabalhos porque gostamos de criar, fazemos por amor, ressalta a artesã Elza.

O Espaço Arte-Mulher funciona a mais de um ano no Terminal Central de ônibus urbanos, em espaço cedido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Ao todo, são 18 artesãs que comercializam seus produtos, como bijuterias, bonecas de pano, sandálias de fuxico e pedrarias, chaveiros, bolsas, panos de prato, tapetes, imãs de geladeira, potes de biscuit, dentre outros, com preços que variam de R$ 1 a R$ 25.