Foto: Kaná Manhães
Comemoração teve lançamento de livro e abordou os desafios enfrentados por quem tem a Doença de Parkinson
“Aceitação... se esforçar para não desistir. A motivação é o sentido da vida”. Essas foram as palavras que abriram a comemoração ao primeiro ano da Associação Parkinson de Macaé, que abordou os desafios enfrentados por quem tem a Doença de Parkinson. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (23) na Casa España, também contou com o lançamento do livro “Uma nuvem escura que vai e volta ... Lembrando a Doença de Parkinson”.
O autor do livro e presidente da associação, Aristophanes Franco Gonçalves, se emocionou com uma homenagem prestada por sua neta e foi prestigiado por equipes da associação, do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Paisi), da Secretaria de Saúde, e convidados. Segundo Aristophanes, que também é portador da doença, a renda do livro será revertida para a entidade.
A Associação Parkinson de Macaé foi fundada no dia 28 de maio de 2010, com a finalidade de apoiar a causa, promovendo a divulgação da doença por meio de campanhas educativas, palestras de orientação, debates e demais atividades. A Associação é formada por psicólogos, geriátricos, fonoaudiólogos e neurologistas, além dos pacientes, familiares e cuidadores que participam dos encontros.