logo

Atividades do Outubro Rosa continuam

22/10/2018 17:39:00 - Jornalista: Liliane Barbosa e Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Ações conscientizam sobre importância da prevenção ao câncer de mama

Nesta segunda-feira (22), a Casa da Criança e do Adolescente deu continuidade às ações do Outubro Rosa que estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde de Macaé. As atividades de conscientização sobre o câncer de mama realizadas na unidade foram voltadas para as usuárias e funcionárias. Nesta terça-feira (23), na UBS Barramares/Barreto haverá atividade de educação em saúde.

De acordo com a coordenadora da Casa da Criança e Adolescência, Fernanda Daflon, durante a abordagem, as profissionais falaram sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. "A doença pode ser detectada em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura", frisou, acrescentando que também foi feito um trabalho de orientação sobre sífilis.

As usuárias foram recebidas pela consultora de beleza, Marília da Glória Rangel, que falou sobre autoestima e cuidados com a pele e o corpo.

Ao longo do mês as unidades de saúde estão com uma programação voltada para o tema. Além de palestras, esquetes teatrais e roda de conversa estão sendo promovidas para melhoria da autoestima.

Corrida do Outubro Rosa será nesta sexta

O projeto Movimente-se da Secretaria de Esportes realiza na sexta-feira (26), a partir das 8h, corrida e caminhada de conscientização do Outubro Rosa. A concentração será no Espaço de Convivência na Praia dos Cavaleiros e o destino é o Clube Cidade do Sol.

De acordo com informações da coordenadora do projeto Movimente-se, Tatiana Tauil, o percurso será de três quilômetros e a intenção é fazer uma manhã diferente. A expectativa é contar com a participação de 60 mulheres. "Pedimos para as participantes a contribuição de algum alimento, pois no final do evento teremos um café da manhã de confraternização. Todas que participarem ganharão medalhas", disse.

'Movimente-se' é voltado para jovens e melhor idade

A ginástica está incluída dentro do projeto Movimente-se e pode ser praticada por jovens a partir dos 16 anos no Estádio Claudio Moacyr de Azevedo, Praça Washington Luiz, Cras do Visconde de Araújo, Aeroporto (praça principal), Novo Visconde (próximo à igreja Santo Antônio), Lagomar (praça principal), Cras Engenho da Praia, Campo d´Oeste, Cavaleiros e na Praia Campista (próximo ao Clube Cidade do Sol), Morro de São Jorge, Mirante da Lagoa, Malvinas e Botafogo. As atividades têm início às 7h30 com exceção do bairro de Imbetiba, onde o horário é às 8h, às quartas, quintas e sextas. Já à tarde, a partir das 16h30.

Confira a programação do Outubro Rosa

23/10

14h - UBS Barramares/Barreto - Atividade de Educação em Saúde.

25/10

8h30 - Conscientização no Lagomar.

14h - Sede do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi).

14h30 - ESF Praia Campista.

29/10

10h Café da manhã e palestra no auditório do Paço Municipal.

30/10

9h - ESF Aterrado do Imburo.

10h - Panfletagem na praça da Aroeira.

14h - Nuamc Aroeira - Atividade de Educação em Saúde e Dia da Beleza.

14h - ESF Imburo.

14h30 - ESF Nova Holanda.

15h ESF Aroeira - Roda de conversa.

31/10

9h - Nuamc Aroeira - Palestra e autoexame com a professora da UFRJ, Glaucimara Riguete.