Atleta de Macaé conquista 2º lugar em campeonato brasileiro de tênis de mesa

15/01/2024 11:48:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Guilherme Santos participou da competição em São Paulo

O atleta macaense Guilherme Lopes Pinheiro dos Santos, de 25 anos, participou em dezembro de 2023 de um grande evento, o TMB Platinum-Brasileiro de Tênis de Mesa – Campeonato de Interclubes Olímpico e Paralímpico, que ocorreu em São Paulo. Já em sua primeira participação em torneio nacional, ele trouxe para Macaé o 2° lugar no Absoluto E por equipes. Agora, em 2024, aguarda pelo resultado da lista de contemplados com o Bolsa Atleta Macaé.

Guilherme conta ter conhecido o tênis de mesa em 2013, através do professor e entusiasta do esporte, Mário Cure, que na época dava aulas no Clube Flamenguinho, no bairro Miramar. Nesse período, ainda era atleta de futebol, treinava e jogava no Sub-15 pelo Macaé Esporte, e também na categoria Sub-17, no Clube Cidade do Sol. Ao mesmo tempo, praticava o tênis de mesa, mais como um hobby. Em 2015, precisou deixar o futebol, e foi nessa ocasião que começou a jogar com dedicação o tênis de mesa, marcando assim o início de sua trajetória nesta modalidade esportiva, se federalizando por Macaé.

"Me preparei para os eventos estaduais do Rio de Janeiro com o objetivo de somar pontos e participar de um campeonato brasileiro. Em 2016 teve um campeonato no Dia do Trabalhador, e conquistei o 2° lugar no Absoluto A. Também participei do V Circuito de Tênis de Mesa no Rio de Janeiro, ainda nesse ano. Ao todo, foram cinco participações na categoria Juventude, e em cada uma delas, subi no pódio como terceiro colocado", relata o atleta.

A trajetória de Guilherme prosseguiu em 2017, e em 2018 se tornou campeão do Fest Verão, na categoria Absoluto A. No ano seguinte, sua participação aconteceu na Copa das Federações, evento que reuniu atletas de todos os estados do Brasil, na capital carioca. Sua vitória neste campeonato foi a conquista do 3° lugar no Absoluto C.

Em 2022, obteve o título de campeão Absoluto A, no Campeonato Aberto realizado em Rio das Ostras. No ano de 2023, ajudou a criar a Liga Costa do Sol, de Macaé. Em apenas quatro etapas, ficou em 3° lugar, se destacando no final do circuito entre os oito melhores do ano, com o 5° lugar.

Para Guilherme, o tênis de mesa representa dedicação, compromisso, perseverança, disciplina, humildade, humanidade, controle emocional, empatia, inclusão, oportunidade de carreira, paciência e sabedoria para as tomadas de decisões rápidas. "Além disso, se comprova, cientificamente, o benefício do esporte para a saúde física, podendo ajudar na prevenção de doenças de circulação sanguínea, dentre outros", ressaltou. Finalizando, disse também que o tênis de mesa proporcionou desenvolver um maior controle emocional, contribuindo para que focasse melhor nas suas metas e objetivos dentro e fora do esporte.


Fotos Relacionadas