logo

Atleta do judô macaense volta dos EUA como vice-campeão do World Police and Fire Games

30/06/2025 15:23:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

O judoca macaense Israel Viana Ferreira, 26 anos, contemplado pelo Bolsa Atleta, retornou dos Estados Unidos da América, nesta segunda-feira (30) trazendo no peito a medalha de prata e o título de vice-campeão do World Police and Fire Games - WPFG 2025. O evento ocorreu na cidade de Birmingham, no Alabama, reunindo representantes de 80 países e 10 mil competidores em diversas modalidades, sendo destinado a militares, policiais, bombeiros e forças de segurança e salvamento de todo o mundo.

Israel conta que estar no WPFG 2025 foi o sonho de uma vida, e que há duas décadas esperava por esse momento: “Foram muitas responsabilidades, pois além de representar minha caminhada pessoal também estava lutando como militar, pela minha cidade e equipe. Quando cheguei foi uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo que o choque cultural foi incrível, eu precisava me manter focado nas lutas e direcionar minha energia para a competição”.

Continuando o relato, diz que enfrentou campeões continentais muito fortes, atletas profissionais tanto no circuito militar como nos demais circuitos, onde todos buscavam a vitória. “Venci a primeira luta contra Vanuatu (Oceania) por IPPON, a segunda luta contra o atual campeão da Mongólia (Ásia) por IPPON e a semifinal contra o campeão nacional da Índia por Yuko, e na final enfrentei a indonésia. O próximo passo é me preparar para o mundial de 2027, na Austrália, onde buscarei o Ouro com todas as minhas forças”, completa.

Israel Viana Ferreira nasceu e foi criado em Macaé. Desde os cinco anos de idade representa a cidade em diversas competições, chegando a ser integrante da Seleção Brasileira de Judô. Ele faz parte do Corpo de Bombeiros desde 2022, e por essa razão foi elegível para participar do segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas.

- Pra mim foi uma honra poder representar o nosso país. Cheguei ao pódio como vice-campeão mundial de Judô militar, o maior título da minha carreira em mais de vinte anos como artista marcial. Sou muito feliz e grato por tudo que aconteceu e todo apoio recebido da Prefeitura de Macaé por meio do Bolsa Atleta - ressalta.

Desde que recebeu a carta-convite para o evento, o judoca deu início à preparação física, alimentar e psicológica, treinando até seis horas por dia, com controle de peso, treino de força e específico. Atualmente ele é proprietário do CT Israel Viana Ferreira, onde ministra aulas de outras artes além do Judô, sendo faixa preta em mais seis modalidades.


Fotos Relacionadas