O atleta macaense Leandro Lourenço, conhecido nacionalmente por Leandro Macaé, leva seu nome e, consequentemente, o nome de Macaé ao velho mundo, a Europa. O skatista, especializado na modalidade street que simula obstáculos de rua, compete pela primeira vez na temporada europeia do skate mundial. São sete etapas oficiais, que pontuam para o ranking mundial, cada uma em um país diferente, onde Leandro lutará para por o skate macaense e carioca nas alturas. Ele é o único atleta do Estado do Rio a competir.
A primeira parada é na Itália. A etapa de Roma começa nesta sexta-feira (1º), e termina no domingo (03). Em seguida, será a vez de competir em Praga, na Rep. Tcheca de 15 a 17 de julho, as duas etapas mais importantes do tour, onde Leandro competirá tanto no street, sua especialidade quanto no bowl, modalidade disputada em pistas que simulam piscinas ou bacias.
Neste ano, Leandro, que tem o patrocínio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), e também da Faculdade Salesiana, Mutatsm, Maré Surf Shop academia Life, churrascaria Brazão e Cale Skates, competiu a 1ª Etapa do Mundial, na cidade de Fortaleza (CE), quando chegou na semifinal do torneio e impressionou com sua performance, conquistando seu espaço e ganhando moral para disputa a temporada europeia.
- Estou motivado, sou o único atleta carioca concorrendo à temporada europeia do mundial, mostrando que a força do Rio não está só na capital, mas também no interior. Treinei muito. Estou otimista. Das sete etapas espero ganhar, pelo menos, uma. Estou me preparando desde o início do ano, com treino específico para as etapas européias, comenta o atleta.
As etapas da temporada europeia são consecutivas sem muito tempo de descanso e o histórico da competição mostra que, na média, os melhores são os que têm melhor preparação física, pois quem não se prepara adequadamente se machuca.
A viagem do macaense está repercutindo na mídia especializada da TV. Leandro participará do quadro “Marinheiro de 1ª viagem”, do canal por assinatura ESPN, devido ser sua primeira viagem fora do país, disputando o mundial profissional.
Serão dois meses longe de casa, passando pela Itália, Inglaterra, República Tcheca, Dinamarca, Bélgica, Alemanha e Suécia. Isso, sem falar nas etapas extra-oficiais, promovidas por grandes marcas do segmento que, no intervalo de uma etapa e outra, aproveitam a presença dos melhores skatistas do planeta para realizarem eventos paralelos, muitas vezes, com premiação ainda maior que a do circuito mundial.