Audiência discute fomento ao turismo

01/12/2015 09:36:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Objetivo é incentivar turismo de lazer no município

Visando o fomento do turismo na região, foi realizada nesta segunda-feira (30), em Macaé, uma audiência pública sobre o setor. A ação, uma iniciativa da Câmara de Vereadores, é uma parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e reuniu representantes das prefeituras de Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, entidades empresariais, industriais e representantes do comércio.

O evento contou com a presença do secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix e do vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj, Comte Bittencourt, que presidiu a mesa, tendo como mediador o vereador Welberth Rezende.

O subsecretário de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, destacou algumas ações que o município promove para desenvolver o turismo de forma técnica e profissional. Entre os projetos estão a sinalização viária da cidade, a reforma do portal do Sana, reativação do Guichê Turístico do Sana, com guia no local e visitação coordenada.

- No último final de semana a cidade sediou a primeira edição do Festival de Food Truck, que superou todas as expectativas dos organizadores. Do total de 42% de pessoas que estavam hospedadas nos hotéis da cidade, 20% estavam voltadas para o evento. Buscamos captar eventos para movimentar o turismo, mas é preciso a colaboração de toda a cadeia que movimenta esta economia - frisou.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Gustavo Wagner, hoje, 82% do Imposto Sobre Serviço (ISS) do município, é oriundo das empresas do segmento do petróleo, mas a gestão municipal está buscando que a cidade aumente as ações de turismo de lazer.

O deputado e vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj, Comte Bittencourt, destacou que Macaé é o segundo polo hoteleiro do estado e hoje está com uma baixa taxa de ocupação, que gira em torno de 30%, por conta da crise mundial do petróleo. "Nossa meta aqui é buscar uma política pública de turismo regional, com uma agenda de encontros e desta forma enfrentar a crise econômica", disse.

O vereador Welberth Rezende falou que o momento é de somar esforços. "A hora é de inovar e buscar novas formas de movimentar a economia da cidade. Já estamos vivenciando uma queda na ocupação dos hotéis, alguns já estão com andares fechados", revelou.

Segundo o secretário de Turismo do Estado, Nilo Sérgio, dados da Organização Mundial de Turismo apontam que o turismo que mais cresce no mundo é o de curta distância, que movimenta 85% deste segmento. Nesta linha, o Governo do Estado lançou a campanha Rio+3, com objetivo de mostrar as potencialidades turísticas do estado.

- Queremos mostrar ao turista que existe muito mais a ser explorado em nosso estado. Há uma diversidade geográfica e climática, tudo muito próximo à cidade do Rio. Estamos abrindo as portas para o turismo no interior, mas é preciso que cada cidade, setor público e privado, se una na promoção e divulgação de suas potencialidades -, frisou.


Fotos Relacionadas