Aulas do Cetep: 700 alunos começam a estudar em 18 cursos

12/08/2015 15:44:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

Gestão, beleza e informática estão entre os cursos

As aulas do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) tiveram início na segunda-feira (10). São 18 cursos com cerca de 700 alunos. A novidade é o curso de empreendedorismo, que começa no dia 25, em Glicério. Suas inscrições estão abertas na Associação de Moradores de Glicério. São 30 vagas, 15 já estão ocupadas. Seu público alvo é constituído por artesãos da região serrana.

Os cursos em andamento são das áreas industriais (pintura industrial, soldador, hidrojatista), de saúde (cuidador de idosos, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de laboratório de análises clinicas), geração de renda (esculturas em biscuit, corte e costura básico e intermediário, tricô e crochê).

Também abrangem os setores de gestão (departamento pessoal e recursos humanos, assistente de logística, administração de materiais e almoxarifado, auxiliar administrativo), beleza (cabeleireiro, manicure, maquiagem e sobrancelha) e informática (operador de computador).

Segundo o diretor de Educação Profissional da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab) da Prefeitura de Macaé, Lenílson Guimarães, esta é mais uma oportunidade de qualificação profissional para o mercado de trabalho.

Professora de 25 alunos do curso de cuidador de idosos, Amanda Raposo informa que terá duas semanas para passar conteúdos em dois módulos, entre eles: higiene pessoal, técnicas específicas e primeiros socorros. Já a aluna do curso de manicure, Érica Curvelo, de 34 anos, disse que se prepara para trabalhar em salão próprio. “Fiz o curso de cabeleireiro e contratei microcrédito para investir nesse espaço”, conta.