Auxílio Pecuniário Especial: divulgada lista com novos beneficiários

30/01/2023 17:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os beneficiários do Auxílio Pecuniário Especial devem estar atentos. A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, divulgou no site oficial listagem com o segundo lote de pagamento referente às concessões realizadas de 27 de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023. O benefício de R$ 1.500,00 será pago em cota única. O valor dos contemplados desta lista foi efetivado no último dia 17 de janeiro.

Vale lembrar que as famílias em situação de vulnerabilidade social temporária que receberam documento de vistoria da Secretaria Adjunta de Defesa Civil para o cadastro de recebimento do Auxílio Pecuniário Especial (APE) devem comparecer na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, das 8h às 16h. O órgão funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, Virgem Santa, às margens da Linha Azul.

Com o laudo original de vistoria da Defesa Civil, as famílias devem entregar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovar a titularidade da conta bancária com apresentação de número de conta bancária e agência. O titular pode ter conta digital e Caixa Tem. O pagamento é por depósito bancário a ser feito diretamente na conta do beneficiário ou, em sua ausência, por meio de ordem de pagamento por instituição financeira a ser definida pela Secretaria Municipal de Fazenda.

Para receber o benefício é necessário ser pessoa física, ter 18 anos, no mínimo, estar inscrito no cadastro único para programas sociais do governo federal (Cadúnico); apresentar laudo da Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil, que poderá ser emitido para aqueles que registraram ocorrência até a publicação da lei municipal 4.977/2022, o qual comprove ter ficado desabrigado ou desalojado.