Foto: Rui Porto Filho
Morador há 22 anos do bairro Aeroporto, o aposentado José Alves, 75 anos, foi ver de perto o primeiro mutirão de limpeza que começou neste domingo (6). As ações envolvem diversos órgãos da prefeitura de Macaé e continuam durante a semana. A expectativa é atender todo o bairro. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio e representantes do governo.
- Temos um problema que é a sujeira urbana e a solução é a limpeza. Em diversas áreas da cidade como a Barra, por exemplo, é uma sujeira de vários meses que incomoda. O Aeroporto tem uma urgência, pois a proliferação de mosquitos e ratos é grande. Estamos fazendo a limpeza geral das ruas e vamos dragar o Canal Macaé/Campos existente no bairro. A partir de ações simples vamos mostrar que é possível fazer outras mais complexas, disse o prefeito neste domingo.
A operação contou com os trabalhos de 150 profissionais, 20 caminhões e seis retroescavadeiras. Foram realizados serviços de capina, limpeza de bueiros, remoção de entulhos em terrenos baldios, varrição e outros. As secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Empresa Municipal de Saneamento e Ouvidoria apoiaram a ação. A ideia é também levar o mutirão para os demais bairros do município. Segundo Dr. Aluízio, os bairros Cavaleiros, Malvinas e Nova Holanda já receberam limpeza parcial.
- É uma ação inédita no bairro Aeroporto e vai ficar na lembrança por muitos anos. Tem muito tempo que não vejo abrir um bueiro. Isso contribui para evitarmos enchentes e outras consequências negativas da sujeira, declarou o aposentado e morador do bairro, José Alves.
A funcionária pública Débora Leite convivia com o esgoto em sua porta desde o início de dezembro. “Meus pais têm mais de 70 anos e esse cheiro incomodava muito, além de ser um risco para nossa saúde. O importante é que isso não volte acontecer”, frisou a moradora.